Em audiência, ocorrida na quarta-feira, dia 27 de maio, a secretária de estado da Ciência e Tecnologia, Janesmar Camilo e a representante do movimento social negro,/Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros apresentaram ao Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Eloi Ferreira de Araujo, uma pauta de proposições visando o alocamento de recursos para projetos científicos voltados à etnicidade negra alagoana.
Realizada na Esplanada dos Ministérios, sede do gabinete do ministro, a audiência foi articulada pela ativista negra, Arísia Barros e contou com a presença do Secretário Executivo da SEPPIR, João Carlos Nogueira e representantes do movimento social do bairro Clima Bom, senhora Jandeci Carvalho,representante da ABRAÇO senhor Paulo, e uma representante da matriz africana do estado da Bahia, senhora Valdivia, como também de Nilza Amaral, da FAPEAL/AL.
Os/as participantes da reunião estavam em Brasília como integrantes da delegação alagoana na IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação,
O ministro Elói Ferreira mostrou-se receptivo e ressaltou o histórico étnico-político do estado, exaltando a história do guerreiro Zumbi e do povo negro. Relatou ainda, sobre suas inúmeras visitas ao estado a convite do movimento negro.
O ministro lembrou que em 07 de dezembro/2009,esteve em Alagoas, a convite do Projeto Raízes de Áfricas, para ministrar a palestra :“O Desenvolvimento Sustentável e a Adoção de uma Política Proativa para a Promoção da Igualdade Humana”.
Durante a audiência foi firmado um Convênio Técnico-Científico entre a Secretaria de Ciências e Tecnologia e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Elói Ferreira traz em seu currículo o olhar atencioso e generoso à causa social negro em Alagoas- ressalta Arísia Barros. Barros também destacou a determinação do ministro em criar iniciativas ministeriais para a implementação da política de inserção étnica no estado, dentre elas a implementação da Lei Federal nº 10.639/03.
Ainda, durante a audiência, Arísia Barros comunicou ao Ministro da homenagem que a Assembléia Legislativa, através do deputado Paulo Fernandes, o Paulão, concederá aos relevantes serviços prestados ao estado com a outorga de uma comenda.
O ministro Elói Ferreira estará em Alagoas, dia 30 de junho para assinatura de convênios e outras providências.
Elói Ferreira traz em seu currículo o olhar atencioso e generoso à causa social negro em Alagoas- ressalta Arísia Barros. Barros também destacou a determinação do ministro em criar iniciativas ministeriais para a implementação da política de inserção étnica no estado, dentre elas a implementação da Lei Federal nº 10.639/03.
Ainda, durante a audiência, Arísia Barros comunicou ao Ministro da homenagem que a Assembléia Legislativa, através do deputado Paulo Fernandes, o Paulão, concederá aos relevantes serviços prestados ao estado com a outorga de uma comenda.
O ministro Elói Ferreira estará em Alagoas, dia 30 de junho para assinatura de convênios e outras providências.
