Brasil ganha duas posições no ranking de competitividade, diz FDC

20/05/2010 07:59 - Brasil/Mundo
Por Redação

 

O Brasil se tornou um país mais competitivo este ano, segundo uma pesquisa desenvolvida pelo International Institute for Management Development (IMD), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), divulgada nesta quarta-feira (19).

Os resultados mostraram que o Brasil subiu duas posições no ranking mundial de competitividade em 2010, passando para o 38º lugar. São 58 países classificados quanto a quatro fatores de competitividade: desenvolvimento econômico, eficiência governamental, eficiência de negócios e infraestrutura.

Os destaques de melhorias do Brasil foram "Eficiência dos Negócios", no qual o país ganhou três posições e passou para o 24º lugar, além do Produto Interno Bruto (PIB), no qual o Brasil chegou ao 8º lugar.

Por outro lado, nos quesitos "Eficiência de Governo", o país se manteve na 52ª colocação. Perdas de posições ocorreram nas áreas de infraestrutura (49º lugar), saúde (40º) e educação (53º).

Com a crise econômica mundial, os Estados Unidos perderam a primeira posição do ranking geral e caíram para o terceiro. Lideram o ranking agora Cingapura e Hong Kong. Atrás do Brasil ficaram África do Sul, México e Rússia. Neste levantamento, os países europeus foram, de modo geral, os que mais perderam posições.

"O Brasil manteve a sua capacidade competitiva, alavancada pelos avanços na produtividade empresarial e na geração do emprego", diz Carlos Arruda, professor da FDC. Os dados são referentes ao primeiro trimestre deste ano.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..