Educadores, coordenadores e diretores de diversas escolas de Arapiraca participaram, na manhã desta segunda-feira (10), da primeira aula da capacitação sobre Educação Fiscal programada para a cidade. A atividade, que é gratuita e acontece no Centro Municipal de Formação de Professores, segue até a próxima sexta-feira (14).
 

Integrando teoria e prática – com a promoção de palestras, oficinas e dinâmicas –, o treinamento vai abordar assuntos como ética, cidadania, orçamento público e função dos tributos. Cerca de 50 pessoas estão inscritas na iniciativa, realizada de 8h às 12h, durante toda a semana.
 

Logo na primeira apresentação, o auditor da Receita Federal do Rio Grande do Norte Adauto Carvalho chamou a atenção sobre a contribuição de cada pessoa na formação da realidade atual. “Somos cidadãos éticos ou somos integrantes daquela parte permissiva da sociedade? É uma questão para refletirmos”, questionou.
 

Além dele, também participa da iniciativa o analista da Controladoria Geral da União Sérgio Sttuart, que vai falar sobre gestão e controle social. Segundo a coordenadora do Programa de Educação Fiscal em Alagoas (PEF/AL), Aida Gama, que esteve presente na abertura do evento, o objetivo é disseminar o conhecimento sobre estes temas.
 

Também presente na cerimônia, o secretário de Finanças arapiraquense, Erick Bispo, defendeu a importância do treinamento. “É difícil conscientizar as gerações mais antigas e por isso nos focamos na nova geração: as crianças. Queremos que elas conheçam seus direitos e deveres e o PEF está exatamente no meio dos dois”, afirma ele.
 

A secretária de educação de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto, foi outra que se mostrou empolgada com a iniciativa. “Sempre foi um sonho implantar a Educação Fiscal em Arapiraca e parece que agora chegou a hora. Todos nós fazemos parte de um grande exército e vamos entrar nesta luta para transformar a sociedade”, comemorou ela.
 

Na opinião da professora Edivânia Martins Melo, a oportunidade é essencial para que assuntos tão importantes como estes sejam abordados com profundidade em sala de aula. “Trabalhamos com educação e temos que estar preparados para formar nossos alunos e fiscalizar onde está sendo aplicado nosso dinheiro. A ideia do curso é ótima”.

Contadores – Os professores, no entanto, não serão os únicos a ganhar treinamento. Além deles, contadores de toda a região participam, até a próxima sexta-feira, de uma Jornada de Atualização Tributária. A atividade começa nesta segunda, das 19h às 22h, no auditório do Sebrae.
 

A programação conta com palestras sobre Simples Nacional, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Microempreendedor Individual (MEI), Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), Escrituração Fiscal Digital (EFD) e Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).
 

O treinamento será comandado pelo Fiscal da Fazenda Kleberson Lima e pelos auditores da Receita Federal Plínio Feitosa, de Alagoas, e Adauto Carvalho e Agnaldo Souza Filho, do Rio Grande do Norte. O secretário municipal de Finanças de Arapiraca, Erick Bispo, também vai estar à frente de uma das apresentações.