Inauguração da ponte da Barra de Santo Antônio gera expectativa na população

07/05/2010 06:14 - Interior
Por Redação
Image

Foi-se o tempo em que a balsa era o principal meio de transporte no percurso da Barra de Santo Antônio até a Ilha da Crôa, no Litoral Norte de Alagoas. Destino turístico para muitos alagoanos e visitantes, o município inaugura amanhã, a Ponte Rogério Farias, uma obra custeada com recursos federais de R$ 19.875 milhões que fará a ligação direta entre os dois pontos da cidade.

Nós não podemos destacar nesta obra só o importante fato de ligar dois destinos, pois o que mais trará benefícios para a população é o desenvolvimento da região que partirá através dela”, ressalta o deputado federal Augusto Farias, idealizador do projeto, destacando o efeito imediato da valorização de lotes no local e o sensível aumento no setor do turismo.

Como parlamentar, foi Farias quem deu o incentivou o início para a concretização da obra, mas o deputado garante o empenho de mais gente: “Esses investimentos foram conseguidos por um time e não por um único jogador. Eu comecei trazendo recursos através do Ministério da Integração, mas o ex-deputado federal João Lyra, senador Renan Calheiros, entre outros, foram fundamentais para que o projeto se convertesse em realidade”, destacou, informando que, posteriormente, a verba que custeou a ponte passou a ser repassada pelo Ministério do Turismo.

Responsável pelos recursos de emenda parlamentar que garantiram a finalização das obras, o ex-deputado federal João Lyra disse que a construção da Ponte Rogério Farias é um investimento seguro para a Barra de Santo Antônio por ser capaz de garantir melhorias para toda a região “Fico satisfeito em ver recursos de emendas de nossa autoria tornar-se realidade porque contribui com o desenvolvimento do povo da região”, Uma cidade deve progredir tendo um plano para conquistar o desenvolvimento. E quando pensamos em desenvolvimento, devemos realizar ações que melhoram o setor de transportes e que tragam benefícios para o grande e o pequeno comerciante, os turistas e, principalmente, para o povo. Foi essa visão que tive ao apoiar este projeto”,afirmou o ex-deputado.

 

Comerciantes da área estão satisfeitos

Apesar da inauguração simbólica com a presença de várias lideranças políticas da região estar marcada para acontecer amanhã, a ponte Rogério Farias está em pleno funcionamento desde o mês passado. E os comerciantes estabelecidos na região já relatam melhorias neste curto período de utilização.

“O comércio aqui era uma coisa muito precária, acredito que com essa ponte tudo tende a se desenvolver”, confirma o empresário do ramo alimentício Jessé Amaro da Silva, dono de um mercado na Ilha da Crôa.

Ele relata que quando o transporte dependia exclusivamente das balsas havia até mesmo dificuldade de negociação com os fornecedores, pois vários deles não queriam arriscar atravessar veículos pesados para atender aos comerciantes. “Em casos assim, eu oferecia o meu próprio carro. Então, o caminhão do fornecedor ficava na Barra e eu ia buscar os produtos, mas nesse percurso já aconteceu de tudo, até mesmo a balsa quebrar no meio do caminho. E no comércio perda de tempo significa perda de dinheiro”.

Jessé conta ainda que, no período de chuvas, a situação se agravava: “Já vi muitos veículos atolados, alguns deles precisavam de trator para a remoção”, relembrou. Para o empresário, a situação agora é outra e isso tem refletido no relacionamento com os fornecedores: “Eles estão cem por cento satisfeitos”, afirma.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..