Colegiado territorial rural do Baixo São Francisco reliza oficina em Coruripe

07/05/2010 06:20 - Interior
Por Redação
Image

Representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Pesca e Aquicultura (MPA) participaram de reunião para discutir projetos e estratégias com os sete municípios que compõem o colegiado territorial rural do Baixo São Francisco, são eles: Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, em Coruripe, nesta quinta-feira, (6).

 

Os membros do colegiado concentraram as estratégias em torno da homologação territorial da região. “Há quatro anos estamos lutando pela homologação do território rural do Baixo São Francisco, já somos reconhecidos pelo Cedafra [Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária], como território rural. É necessário o engajamento da classe política para o desenvolvimento do setor na região, assim poderemos receber recursos federais, e desenvolver políticas públicas direcionadas ao produtor rural”, destacou o assessor Antenor Nerys, do município de Penedo.

 

De acordo com Nerys, em Alagoas, seis territórios rurais já têm homologação do governo federal. “Essas localidades já podem trabalhar de maneira planejada, pois eles já contam com recursos para projetos e o desenvolvimento dos programas. Este ano, estamos ansiosos em relação à aprovação, pois toda documentação solicitada pelo MDA já foi cumprida”, complementou.

 

A assistente do MDA, Leonice Maria, apresentou o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, que é desenvolvido por meio das delegacias do MDA nos estados e das superintendências estaduais do Incra, sob a coordenação da Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (AEGRE). “As agricultoras poderão conseguir a emissão de documento no dia da agricultura familiar que será realizado no município de Penedo, no dia 18 deste mês”, destacou.

 

“Não podemos deixar que a burocracia atrapalhe todo o processo. O deputado Joaquim Beltrão está engajado nessa conquista, temos que mobilizar uma audiência com o ministro e com a bancada federal, fazer uma ponte para que os projetos sejam viabilizados e que Alagoas ganhe nesse setor”, enfatizou o deputado estadual Judson Cabral.

 

Na oportunidade, técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura de Alagoas (Seagri) apresentaram o Projeto de Agricultura Peri Urbana. Estiveram presentes na reunião, secretários municipais de Agricultura, sindicatos rurais, dentre outras pessoas envolvidas no processo.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..