O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou ontem a formatura de 3 mil crianças e adolescentes no município de Boca da Mata. Na abertura do evento, a estudante Ana Larissa, de 9 anos, demonstrou como o programa atua na prevenção ao uso de drogas.
“Aprendi coisas boas, que não podemos utilizar drogas; aprendi ainda que devo aconselhar meus amigos e irmãos. Eu, que já tive um irmão usuário de drogas, sei o sofrimento da minha mãe e não quero que ela sofra isso novamente. Quando eu crescer, vou querer tentar passar meus conhecimentos para todas as crianças do mundo”, alertou Ana Larissa.
O texto é parte da da redação feita pela menina, que estuda na Escola Municipal Lagoa do Peri Peri. A praça da Vitória, onde aconteceu o evento, foi, literalmente, invadida por cerca de 3 mil estudantes da rede pública de ensino que participaram da formatura, assistiram à apresentação das Bandas da PM e de Fanfarra de Boca da Mata, e às acrobacias do grupo “Projeto Trampolim”. Os formandos entoaram o “Canto da Paz”, hino do Proerd, com coreografia que encantou o público presente ao evento.
Manoel da Silva, 9 anos, estudante da escola Emerson Tenório, afirmou que aprendeu tudo o que foi repassado pelos instrutores sobre os problemas que as drogas causam. “Ninguém vai conseguir fazer com que eu prove qualquer tipo de droga”. Segundo ele, todo o ensinamento passado será transferido para os amigos da rua onde mora e para sua família.
O vice-governador José Wanderley Neto destacou o compromisso do governador Teotonio Vilela no combate à violência e à criminalidade em Alagoas. Ele reconheceu o empenho do secretário Paulo Rubim na condução das políticas públicas de segurança pública. “Desde o primeiro dia de governo, Teotonio Vilela tem se preocupado com a segurança do povo alagoano e não permite a ingerência política de ninguém na pasta que hoje é comandada pelo delegado [Paulo] Rubim”.
Para Dilma Teles, representante do Projeto “Amo a Vida”, a parceria entre a prefeitura de Boca da Mata e o governo de Alagoas, por meio da Polícia Militar, proporcionou uma estratégia preventiva, curativa e vem reforçar os fatores de proteção à escola, à família e à comunidade. “É um momento de grande relevância social para a história da cidade de Boca da Mata, fruto da parceria do setor público, ONGs e iniciativa privada.
“O uso de drogas é problema nacional e temos de combatê-lo sistematicamente em todas as frentes. A prevenção é uma das estratégias mais eficientes”, afirmou o secretário Rubim. Segundo ele, as ações do Proerd têm sidos importantes para o Governo, para a sociedade e para as famílias.
O prefeito de Boca da Mata, José Tenório, reconheceu o trabalho desenvolvido pela major Valdenize Ferreira na coordenação do Proerd e destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e a prefeitura. “Essas ações da Polícia Militar são de uma relevância social sem tamanho e serão eternamente reconhecidas pela sociedade de Boca da Mata”.
Vera Lúcia, mãe da pequena Vitória, de apenas 6 anos de idade, achou muito importante o curso da PM de que a filha participou. “Minha filha sempre conversava comigo assuntos sobre drogas que aprendia na escola. Ela ficou entusiasmada com o que aprendeu no curso”, disse. “É preciso que os alunos entendam o mal que as drogas fazem na sociedade e na família”, reconheceu Vera.
O Proerd já formou mais de 20 mil crianças em Alagoas. No município de Boca da Mata, na sexta-feira, além dos 3 mil formando, foram à Praça da Vitória pais, professores, alunos, representantes dos três poderes, militares, policiais rodoviários federais, membros do Exército Brasileiro, secretários municipais e convidados.