O município de Igreja Nova vive momentos de expansão com o crescimento a cada ano, de sua safra de arroz, considerado o maior produtor de Alagoas. Na última quarta-feira, a cidade recebeu o governador Teotonio Vilela, a fim de contemplar em clima de festa, o encerramento da safra 2009/2010, junto com os plantadores da região.
O grosso do plantio está no Perímetro Irrigado do Boacica, sob o comando técnico da Codevasf. A satisfação do prefeito Neiwton Silva é que nessa safra, os agricultores irrigantes conseguiram um aumento na produtividade com um índice médio de 7,5 toneladas de grão por hectare, contra 7,3 obtido na safra passada, ou seja um aumento de 0,2 %
Lembra o prefeito de Igreja Nova, Neiwton Silva, que somente no ano passado, foram investidos cerca de R$ 2,215 milhões na manutenção da infraestrutura de irrigação do Perímetro de Boacica. Para isso, foram executadas obras de recuperação de trechos de canais de irrigação, recuperação dos conjuntos bomba-motores das estações de bombeamento. Diz ainda, que para o pleno funcionamento do perímetro, a Codevasf também investiu em serviços de operação e manutenção, além de realizar obras e serviços de manutenção para redução de riscos de acidentes.
“O Governo do Estado tem sido um parceiro estratégico da Codevasf na execução de políticas de desenvolvimento para os municípios do Vale do São Francisco alagoano. Esse resultado de sucesso da safra de arroz do Boacica exemplifica essa parceria. Esse é o resultado do trabalho conjunto entre a Codevasf, governo estadual e agricultores, estes últimos são os grande responsáveis pelo aumento na produtividade, pois são eles que fazem o sucesso do perímetro irrigado”, argumentou Antonio Nelson superintendente da Codevasf/AL
O Perímetro Irrigado do Boacica é um projeto de irrigação criado em 1982 no município de Igreja Nova para aproveitamento dos recursos hídricos do Rio Boacica, um dos principais afluentes do Rio São Francisco em Alagoas. O perímetro possui uma área irrigável de 3.334 ha com 767 lotes de pequenos agricultores que cultivam arroz, cana-de-açúcar e desenvolvem atividades de piscicultura, entre outras. A área média de cada lote é de aproximadamente 4 hectares. A cultura do arroz responde por 60% da área plantada.
Edmilson Teixeira