No próximo sábado, Santa Luzia do Norte, cidade integrante da região metropolitana de Maceió celebra mais um aniversário de sua libertação política. O “Poeta Pedão” tido como o eterno embaixador santaluziense e atual secretário de Cultura e Turismo local, nos enviou um resumo histórico de sua terra natal, que vem desde os idos de 1610, encarado como um dos povoamentos mais antigo de Alagoas. 

“Neste 23 de agosto, Santa Luzia do Norte/AL se veste em festa para celebrar seus 63 anos de emancipação política. Mais do que uma data no calendário, é um momento para o povo santaluziense  honrar sua rica história e o legado de um povo hospitaleiro e guerreiro, que soube, ao longo dos séculos, construir e defender sua identidade.

Fundada em 1610, Santa Luzia do Norte é um dos mais antigos berços de Alagoas, com uma história que antecede a de muitos municípios que hoje a cercam, inclusive a capital, Maceió. Conhecida no passado como Lagoa do Norte, a cidade foi um importante polo de povoamento e desenvolvimento, abrigando o primeiro engenho da região e se destacando nas margens da Lagoa do Norte e do Rio Mundaú. A bravura de seu povo foi posta à prova em 1633, quando, em um ato de coragem e união, os moradores lutaram e venceram a invasão holandesa, um feito histórico que demonstra a força e a resiliência dos santaluzienses. 

Filhos Ilustres e Legados de Luta

A história de Santa Luzia do Norte é também a história de seus filhos mais ilustres, que deixaram marcas indeléveis em diversas áreas. Nomes como o maestro Otaviano Romeiro (Fon-Fon), que alcançou sucesso mundial, o pintor José Zumba (Pintor Negro do Brasil), que com sua arte simples e humilde encantou o mundo, e a parteira e rezadeira Anézia, que viveu 112 anos dedicados a fazer o bem, são motivo de orgulho para todos.

A luta pela emancipação política, conquistada em 23 de agosto de 1962, também foi marcada pela dedicação de grandes personalidades. O ex-prefeito Antônio Rodrigues de Lima foi o primeiro a comandar o município, enquanto Iolanda Romeiro foi a primeira mulher a assumir o cargo. O deputado Dr. José Lobo Ferreira e o visionário Deoclécio Feitosa foram essenciais, defendendo o projeto de lei que garantiu a autonomia da cidade.

Hoje, Santa Luzia do Norte vive um novo capítulo de sua história. Com um olhar voltado para o futuro, a administração pública se dedica a garantir que a população tenha acesso a serviços de qualidade em saúde, educação, cultura, esporte e lazer. O progresso é visível na infraestrutura e a alegria transborda pelas ruas, refletindo a essência de um povo que trabalha e age por uma cidade cada vez melhor.

Neste aniversário de 63 anos de emancipação, Santa Luzia do Norte celebra seu passado de lutas e vitórias, seu presente de trabalho e progresso e um futuro promissor, que continua a ser construído com o amor e a dedicação de cada um de seus filhos. Parabéns, Santa Luzia do Norte!”