Em Penedo, Programa Monumenta está em fase final

05/03/2010 11:46 - Interior
Por Redação
Image

A Prefeitura de Penedo está realizando as obras de reurbanização da orla ribeirinha. O projeto prevê uma completa modificação naquela área da cidade, com sua reestruturação e embelezamento. A obra está orçada em aproximadamente R$ 1 milhão e 500 mil reais, ficando a cargo da empresa Tec Engenharia. O prazo para conclusão da obra é de 5 meses.

Segundo o Secretário Municipal de Infra-estrutura e Obras, Israel Saldanha a reurbanização da orla ribeirinha, deixará aquela área com um aspecto totalmente novo, principalmente no que se refere à aparência, se tornando uma opção de lazer para a população penedense e promovendo o turismo com a atração de mais visitantes para Penedo.

Entre as modificações que serão feitas estão: a recuperação completa do calçamento da rua e o surgimento de um grande largo em frente à Avenida Comendador Peixoto. O trânsito sofrerá mudanças, para um maior conforto de pedestres e visitantes, com a proibição do tráfego de caminhões, ônibus e veículos pesados que deverão seguir pela Rodovia Mário Freire Leahy popularmente conhecida como Avenida Contorno. Com relação aos veículos pesados que necessitem ir ao comércio carregar/descarregar mercadorias, estes deverão permanecer estacionados nas imediações do comércio em locais que serão definidos pela Secretaria de Infra-estrutura e Obras e divulgados posteriormente.

Nesse ano também serão finalizadas as demais obras fazem parte do Programa Monumenta até o mês de setembro, como prevê o programa. São elas: A Casa da Aposentadoria, a Igreja de Nossa Senhora das Correntes que está sendo realizada com recursos próprios, por se tratar de uma contra partida municipal, o Mercado Público e o Pavilhão da Farinha.

Com a conclusão das obras, encerra-se também o convênio com o Programa Monumenta, um programa do Ministério da Cultura (Minc) que tem como objetivo conjugar ações de recuperação e preservação do patrimônio histórico, com o desenvolvimento econômico e social. Desde 2002 o Monumenta beneficia o município de Penedo, que venceu a dura batalha disputando o Programa com mais de cem município em todo o Brasil e sendo contemplada graças a estruturação dos projetos apresentados.

O Secretário Municipal de Infra-estrutura e Obras, Israel Saldanha afirmou que o programa está deixando um saldo muito positivo com o cumprimento de 100% das metas previstas no convênio e a revitalização do acervo arquitetônico do município, tendo como exemplo a reforma das praças: Barão de Penedo, Dom Jonas Batinga
Padre Veríssimo, Costa e Silva e Rui Barbosa, das ruas: Dâmaso do Monte, Av. Floriano Peixot, além de prédios públicos e particulares.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..