Agricultores de Viçosa começam a fornecer produtos para merenda escolar

22/02/2010 06:10 - Interior
Por Redação
Image

Pequenos produtores se organizam e entregam alimentos à prefeitura, que fará a distribuição entre 21 escolas e 7 creches do município. Os agricultores familiares de Viçosa, na Zona da Mata alagoana, têm um novo canal para comercialização de seus produtos. Agora eles vendem para a prefeitura, que compra os alimentos e os repassa a 21 escolas e 7 creches do município. Nesta quinta-feira (18) houve entrega de alimentos, que em seguida foram repassados às instituições.

Quatro associações estão cadastradas para comercializar com o poder público, num total de 50 famílias, além de vários agricultores individuais, ou seja, que não fazem parte de nenhuma associação ou cooperativa. Todos eles são do município e vivem do que produzem na terra.

De acordo com Maria Cícera Marques, coordenadora educacional de Viçosa, 5.992 alunos serão beneficiados com os alimentos fornecidos pelos agricultores do próprio município. A demanda adquirida pela prefeitura atende ao que determina a lei federal 11.947/09, segundo a qual pelo menos 30% dos produtos da merenda escolar devem ser adquiridos de agricultores familiares.

A organização das associações e a participação delas na chamada pública foi motivada por órgãos como a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Inhame no Vale do Paraíba, Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL).

Uma das agricultoras que começaram a fornecer para o município é Patrícia Pereira de Lima, da Associação São Sebastião. Ela mora no Sítio Pedra do Fogo, e levou hortaliças, entre elas couve, cebolinha e coentro. “Essa venda aqui vai ser uma ajuda muito boa em casa. Eu tenho a ajuda do meu marido na roça, e a gente também vende na feira livre”, disse dona Patrícia.

Antônio Cristóvam da Silva, da Associação Caminho da Roça e morador do Assentamento Dourada, levou bananas que produz no lote dele com o auxílio da família. Ele conta que consegue produzir o ano inteiro, o que vai facilitar na hora de trazer para a merenda. Outro agricultor que esteve na manhã desta quinta-feira levando sua produção para a prefeitura era Josival Graça da Silva, da mesma associação que seu Antônio Cristóvam. Ele começou a levar inhame, que no total chegará a 700 quilos.

Pela logística do programa, o fornecimento de produtos deve ser feito toda semana, provavelmente nas terças-feiras. O primeiro contrato com os agricultores tem duração de 5 meses, com renovação por mais cinco. Segundo a coordenadora educacional Maria Cícera Marques, essa renovação vai levar em conta a alteração no preço dos alimentos, que até lá podem estar no período de entressafra ou com uma produção excessiva, o que interfere no preço de mercado. “A compra feita pela prefeitura não pode fugir à realidade do mercado”, salientou.

De acordo com o prefeito de Viçosa, Falubert Filho, os recursos para a aquisição dos alimentos são de convênio com o governo federal e somam R$ 70 mil. “Queremos ultrapassar a quantidade mínima de 30% estabelecida pela lei, beneficiando ainda mais os agricultores familiares”, destacou o prefeito.

Alimentação saudável trará resultados

Segundo a nutricionista Mônica Ribeiro, uma das responsáveis pela escolha dos alimentos e elaboração dos pratos nas escolas e creches, o consumo de produtos saudáveis, como frutas e hortaliças, na merenda escolar, vai trazer resultados dentro e fora da sala de aula.

“Quando as necessidades nutricionais são atendidas, os alunos têm desempenho melhor, e os bons hábitos alimentares eles levam para casa. Também temos uma atenção diferenciadas com as creches, onde estão as crianças, fase na qual vão criar suas preferências alimentares”, salientou a nutricionista.

Mônica Ribeiro informa que o inhame, produto típico da região, está no cardápio de todos os alunos, desde a pré-escola até o 9º ano. Para atender a toda essa demanda, durante os cinco meses de validade desta primeira fase do contrato, serão fornecidos 5,6 toneladas de inhame.

Acompanharam a entrega dos alimentos pelos agricultores o gestor do APL Inhame no Vale do Paraíba, Walter Sandes, o articulador de comercialização da Seagri, Antônio Neto, a articuladora do Projeto do Inhame, Liduína Alencar, a assistente social Alexandra de Melo Calheiros, técnica da Seagri, e gestores do município de Viçosa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..