Guardas Municipais trabalham até 48 horas seguidas em São Miguel

03/02/2010 03:59 - Interior
Por Redação
Image

Uma polêmica tomou as ruas de São Miguel dos Campos após os Guardas Municipais terem que recorrer ao Ministério Público contra a escala de serviço determinada pela prefeitura do município que determina em alguns casos que o servidor trabalhe até 48 horas seguidas.

Outro fato que impressiona é que entre os postos de trabalho descritos pela prefeitura está a residência particular da prefeita, na qual o guarda municipal é obrigado a trabalhar em escala de trabalho de 12 horas diárias, totalizando 84 horas semanais e com direito a uma folga mensal.

O promotor de Justiça,Magno Alexandre, chegou a firmar um Termo de Ajuste de Conduta na qual os Guardas Municipais de São Miguel dos Campos cumpram Jornada diária de 08 horas corridas, totalizando 40 horas semanais, conforme manda a lei.

No termo de Ajuste de Conduta não existe determinação de trabalho em feriados e santificados, mas a gestão municipal determina que os guardas municipais trabalhem nestes dias. Há ainda trabalho para alguns Guardas, sob a função de inspetor, na jornada de 24 horas por 72 de descanso.

Nessa escala encontra-se outra irregularidade, o rendimento do turno de 8 horas diárias, o ultimo é feito às 23:00 horas, quando não existe transporte urbano. Apesar de que a guarda municipal é patrimonial, em São Miguel dos Campos ela exerce trabalho ostensivo, com isso todos os guardas que forem rendidos ou esteja entrando nessa horária de 23:00 horas estará correndo risco constante, já que os guardas não possuem equipamentos de seguranças.

O que é mais estranho é que existe jornada de trabalho de 48 horas seguidas em determinados postos de serviços nos fins de semanas, nos quais é lotado um guarda que entra em serviço no sábado e saída na segunda-feira, sem período de descanso.

A jornada de 48 horas fere o Art. 7º, inciso XIII da Constituição Federal que permite a carga horária semanal no máximo de 44 horas. Assim sendo o trabalho de 48 horas é considerado trabalho escravo.

Na próxima sexta-feira (05/02) a Associação de Guarda Municipais de São Miguel dos Campos – AGM/SMC irá reunir seus associados em uma assembléia que será realizada na Praça de Eventos Prefeito Nivaldo Jatobá.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..