Prefeituras dizem que vão fechar hospitais de 36 municípios

02/02/2010 17:25 - Interior
Por Redação
Image

Prefeitos e secretários municipais de saúde se reuniram, nesta terça-feira (02), no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), para definir estratégias que vão adotar para não deixar o Governo Estadual fechar os Hospitais de Pequeno Porte e Pronto Atendimento dos municípios do interior do Estado.

Atualmente, o município arca com 25%, o governo estadual com mais 25% e o governo federal com 50%. Para manter os hospitais com uma média de 30 leitos abertos é necessário uma quantia média mensal de R$120mil, ou seja, o custo médio de cada leito é de R$ 4.503,88 por mês. Sem o apoio do Estado, esses hospitais vão fechar, ocorrendo superlotação nos demais e arriscando vidas.

Segundo o presidente do Cosems e secretário municipal de saúde do município de Quebrangulo, Pedro Hermane, o governador Teotônio Vilela está com o relatório distorcido dos municípios, repassado pela Secretaria de Estado da Saúde. “O relatório que foi enviado ao governador está caracterizando mau uso do dinheiro público, onde na verdade nem uma auditoria completa foi
realizada”, ressaltou Hermane.

De acordo com a secretária de Capela, Marta Varallo,os técnicos que foram fazer inspeção na cidade nem se quer sabiam o que eram Planos Operativos. “Como os técnicos enviados pela Sesau podem fazer relatório e analisar a situação de cada município se os próprios não
sabem o que estão fazendo? Em Capela, eles não sabiam nem o que era plano operativo, o que dirá outras informações específicas para fecharem o relatório, ou seja, levaram informações deturpadas”, frisou Marta.

A Comissão de Defesa dos Hospitais de Pronto Atendimento e Casas Maternais dos municípios convocou os 36 municípios para uma reunião extraordinária, na próxima segunda-feira (08), na AMA, para apresentação da proposta que será entregue ao governador Teotônio Vilela, na próxima terça-feira (09), às 15h, no Palácio, solicitando apoio no custeio dessas unidades.

Os 36 municípios envolvidos são: Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Anadia, Cajueiro, Capela, Campo Alegre, Colônia de Leopoldina, Flexeiras, Girau do Ponciano, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Mata Grande, Olho d’Água das Flores, Paulo Jacinto, Quebrangulo, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, Teotônio Vilela, Branquinha,
Cacimbinhas, Coité do Nóia, Estrela de Alagoas, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Maravilha, Messias, Minador do Negrão, Paripueira, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira e Taquarana.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..