Prédio da Escola Estadual Artur Ramos em Arapiraca precisa de reforma urgente

14/01/2010 05:45 - Interior
Por Redação
Image

A situação da Escola Estadual Artur Ramos, em Arapiraca, única unidade de ensino do bairro Cavaco, localizada na Rua Costa Cavalcante, desde a sua inauguração no ano de 1964 até os dias de hoje só passou por uma pequena reforma parcial no ano de 2001.

Diante da situação da escola, professores, alunos e pais pedem por uma posição da Secretaria Estadual de Educação, onde dois arapiraquenses comandam a pasta no estado: o secretário Rogério Teófilo e a subsecretária, Cícera Pinheiro.

Segundo a diretora da Escola Artur Ramos, a professora Margarete Malaquias, a situação da escola é muito difícil, toda a estrutura está comprometida.

Em recente encontro com pais, professores, alunos e funcionários foi comunicado a importância de uma reforma urgente para garantir a segurança dos alunos e funcionários. A diretora destacou que a única escola estadual até hoje no município sem nenhum tipo de reforma por parte do estado o que deixa a todos da comunidade bastante tristes e preocupados.

A escola que recentemente enviou ao programa Caldeirão do Huck da TV, Globo a candidata que representou o estado em competição nacional do estado, onde a estudante Iagrid Maria Alves dos Santos foi classificada entre os 27 candidatos de todo o Brasil. Já na seletiva do ano passado no estado a escola ficou em terceiro lugar.

A diretora destacou a qualidade do ensino da escola, e destacou a importância urgente da escola. Margarete explicou que conversou recentemente por telefone com o secretario Rogério Teófilo. O motivo da ligação seria a respeito da secretaria não ter assinado o processo onde um engenheiro esteve na escola para realizar levantamentos para reparo da unidade escolar.

A diretora informou ao engenheiro e ao secretario estadual que a situação da escola exige uma reforma urgente, pois paredes estão rachadas, com vazamento de corrente, onde alunos levam choques constantemente, banheiros e salas de aula estão totalmente danificados.

Para se ter uma idéia de como o prédio se encontra, esta semana as matrículas foram suspensas, devido às chuvas que atingiram o município as salas onde ocorrem as matriculas estavam cheias de goteiras que impediam os trabalhos dos funcionários. A professora teme em uma chuva mais forte, temendo que o prédio não suporte as tempestades previstas durante o verão.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas o que estão atrasando os processos de reformas são as documentações. Cerca de 80% das escolas públicas do Estado, como por exemplo a escola Artur Ramos, que não possui documentação correta para realizar o cadastro como escritura e outros documentos necessários visto que os recursos são federais e é necessário este procedimento.

Comissões formadas pelas coordenadorias, escolas e tribunal de justiça estão trabalhando para a regularização das documentações onde de acordo com Teófilo, o Tribunal de Justiça já foi consultado para dar celeridade aos processos pendentes para que Alagoas consiga o mais rápido possível habilitar todas as escolas para as reformas. “Basta o Estado apresentar todo o caminho normativo e a certidão dos cartórios, atestando a dominialidade das escolas, para entrar com o protocolo no FNDE e os recursos são liberados sem problemas”, garantiu o secretário.

Até o momento, entre as escolas estaduais já prontas para receber os recursos em Arapiraca, estão a Escola Quintella Cavalcante e Senador Rui Palmeira, mas não há informações sobre reforma do prédio da escola Artur Ramos.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..