Maragogi terá unidade de referência do Samu no Carnaval

14/01/2010 00:40 - Saúde
Por Redação

Uma unidade de referência avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será instalada durante o carnaval, em Maragogi. O assunto foi tema de reunião realizada pelo secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, com representantes das secretarias de Saúde dos municípios do Litoral Norte, onde se traçou um plano de operação para os quatro dias dos festejos carnavalescos.

“Para viabilização será necessário que os municípios disponibilizem recursos humanos, que ficarão de prontidão na unidade de referência. Já nas cidades permanecerão as equipes das ambulâncias cidadãs, que farão o primeiro atendimento, encaminhando as vítimas para Maragogi”, disse Herbert Motta.

Segundo ele, no carnaval do ano passado uma unidade de referência avançada foi instalada em Barra de São Miguel, onde foram realizados durante os quatro dias 400 atendimentos. “O resultado foi satisfatório e os casos de pequeno porte foram atendidos no local, evitando que o paciente fosse removido para o Hospital Geral do Estado (HGE)”, ressaltou.

Ainda durante a reunião, Motta anunciou que antes do carnaval deverá inaugurar uma base descentralizada do Samu, em Porto Calvo. Alguns municípios já foram contemplados com esse tipo de serviço, como Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Viçosa e Penedo. Também serão beneficiados os municípios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Um outro tema da pauta foi a construção, ainda este ano, de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Maragogi. De acordo com secretário será investido R$ 1,7 milhão. A previsão é que seja concluída até o final do ano. “A UPA irá facilitar o atendimento, dando condições de o médico receber informações do paciente com antecedência e os gestores serão informados sobre o número de pacientes atendidos, além dos profissionais que estarão trabalhando, tudo isso on-line”, explicou Motta.

 

Hospitais

Sobre os hospitais de pequeno porte, o secretário disse que os que não apresentam perfil de unidade hospitalar serão transformados em estabelecimentos de pronto atendimento. Para isso, serão disponibilizados recursos para adequação física e aquisição de equipamentos.

UPA 24h

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA-24h) são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos e o atendimento está diretamente relacionado ao trabalho do Samu, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..