Profissionais da saúde são capacitados em reanimação neo-natal

13/01/2010 19:19 - Interior
Por Redação

O governo do Estado promove mais uma ação de combate a mortalidade infantil, com a realização do curso para reanimação de recém-nascidos. O projeto é voltado para médicos, enfermeiros e técnicos da saúde, que atuam em maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos 102 municípios de Alagoas.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria - seccional Alagoas, iniciou o programa pela cidade de Arapiraca. As atividades serão levadas durante esta semana para cidades pólos do estado como Maceió, Penedo e União dos Palmares.

O curso de reanimação neo natal realizado pelo Estado, segue padrões internacionais definido por órgãos como a Organização das Nações Unidas(ONU) e tem como objetivo reduzir a mortalidade infantil em Alagoas. Uma equipe de 17 instrutores médicos têm transmitido os conhecimentos aos trabalhadores da saúde, que atuam diretamente no cuidado com as crianças. Na primeira etapa do programa estão previstas as capacitações de mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal técnico.

Antes mesmo da realização do curso, a Secretaria de Estado da Saúde já havia distribuído às maternidades kits de reanimação para recém-nascidos. De acordo com a pediatra Junko Asakura, a maior causa de mortalidade infantil tem acontecido ainda no parto, provocada pela falta de oxigênação no bebê. Ela lembrou ainda da importância de se preparar os profissionais para estes casos e também do pré-natal que toda gestante deve fazer.

“Nós estamos percorrendo o Estado, com o objetivo de capacitar os trabalhadores das maternidades nos municípios. Este curso promovido pela Sesau é de fundamental importância para reduzirmos ainda mais a mortalidade infantil em Alagoas”, reforçou o médico Cláudio Soriano, representante estadual da Sociedade Brasileira de Pediatria - Ele também participa como instrutor.

Em Arapiraca, participaram da primeira turma médicos da região, mas, de acordo com a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do município, Vilma de França, a previsão é de que, em março, enfermeiros e técnicos também participem do treinamento. “Vamos levar esta ação para os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde”, comunicou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..