O ano de 2010 iniciou com um verdadeiro caos nos plantões dos pronto-atendimentos municipais de Natal. Na manhã deste dia 1º, faltavam médicos em nada menos de quatro: Hospital dos Pescadores, nas Rocas; Mãe Luíza; Cidade da Esperança; e Cidade Satélite. Apenas um médico atendia no pronto-atendimento do Pajuçara, zona Norte da cidade.

No Hospital dos Pescadores, Cidade Satélite e Mãe Luiza havia médicos na escala, porém nos dois primeiros eles não tinham chegado até o final da manhã (o plantão devia se iniciar às 7h) e nem dado informações sobre o motivo da demora, enquanto em Mãe Luiza o profissional de plantão terminou indo embora por volta das 5h30, quando o acordo é que permanecesse até depois do meio-dia. Já na Cidade da Esperança simplesmente não havia médicos na escala das 7h às 19h desta sexta-feira.

Nos quatro locais, os funcionários reclamavam da tensão que sofriam, sob riscos constantes de ameaças de pacientes que procuravam atendimento e se viam frustrados pela falta dos médicos. Quem ia aos PAs terminava sendo encaminhado ao Pajuçara. Foi o caso do mecânico Ivanilson Paulino da Silva, que cortou o pé ao nadar na Praia do Forte. Ele foi ao Hospital dos Pescadores, mas lá foi logo informado que só conseguiria ser atendido no Pajuçara.

No pronto-atendimento da zona Norte, o doutor Luiz Menguita atendia à demanda que, apesar da carência das demais regiões, felizmente não lotou a unidade.