PSOL entra com novo pedido de impeachment de Arruda

02/12/2009 08:13 - Política
Por Redação

O PSOL entrou nesta quarta-feira (2) com um novo pedido de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda e do vice, Paulo Octávio (ambos do DEM). Uma associação de pastores evangélicos também entrou com um pedido. Agora, já são quatro em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.

Na terça (1), dois advogados haviam entrado com outro pedido de impedimento do governador. Os novos requerimentos seguem o mesmo procedimento dos primeiros: são protocolados e encaminhados à Mesa Diretora, que pode dar prosseguimento ou não aos pedidos.

O primeiro pedido de terça-feira, do advogado Anderson de Melo, pede também o impedimento do vice-governador, Paulo Octávio (DEM). O advogado também pede a declaração de “incompetência” para conduzir o caso do presidente da Casa, Leonardo Prudente (DEM), que foi flagrado escondendo dinheiro na meia. Segundo Melo, o pedido foi feito após ele ter se “indignado” com as denúncias contra o governador.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decide em votação na quinta-feira (3) se entra um pedido de impeachment.

Está prevista para esta quarta a primeira sessão da Câmara Legislativa após o início da crise, na qual deve ser lido o requerimento de criação da CPI da Corrupção. O presidente interino, Cabo Patrício (PT), convocou uma reunião de líderes para as 14h30. Segundo ele, o Orçamento do Distrito Federal de 2010 deve ser votado, mas os deputados devem se autoconvocar e não entrar em recesso.

Na terça, o presidente da Casa, Leonardo Prudente (DEM) – flagrado em um vídeo escondendo dinheiro na meia –, se afastou do cargo por 60 dias, assim como o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Rogério Ulysses (PSB), que sofreu uma operação de busca e apreensão em casa e no gabinete. Nesta comissão, quem assume a presidência é o deputado Raad Massouh (DEM), do mesmo partido do governador Arruda e do vice Paulo Octávio.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..