Alagoas realiza Conferência Estadual de Cultura

30/11/2009 06:48 - Cultura
Por Redação
Image

A participação do povo é fundamental numa democracia. É com base nesta afirmação que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a II Conferência Estadual de Cultura.

A conferência é um fórum participativo que vai reunir, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, artistas, produtores, gestores, patrocinadores e demais interessados em discutir a política cultural do Estado.

Durante todo o ano foram realizadas oito etapas preparatórias em diferentes partes de Alagoas. As chamadas conferências intermunicipais e municipais elegeram mais de 60 delegados. Estes são os representantes regionais com direito à voz e voto na II Conferência Estadual de Cultura. No entanto, todos podem (e devem) participar e contribuir.

“Nesta etapa estadual serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional que será realizada no próximo ano. Por isso é importante a participação de todos: poder público e sociedade civil. A participação ativa pode contribuir para melhorar os índices de exclusão cultural de Alagoas”, afirmou o secretário da Cultura, Osvaldo Viégas.

Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento serão os temas debatidos na conferência estadual. Nesse contexto, serão definidos parâmetros para a implementação do Plano Estadual de Cultura e propostas estratégicas para universalizar o acesso dos alagoanos aos bens e serviços culturais.

Estratégias regionais – Entre as estratégias já eleitas nas conferências intermunicipais estão a criação de lei municipal de incentivo à cultura, criação de fórum permanente de debate e criação de centros culturais nas cidades. Além disso, os municípios também sugeriram o mapeamento patrimonial de cada cidade, objetivando o desenvolvimento do turismo histórico-cultural.

Na conferência municipal de Arapiraca, realizada em outubro, Albério Carvalho, que faz parte da ONG Candeeiro Aceso, considerou as conferências de cultura um momento importante. “É o primeiro passo para a construção de uma política pública. É a população que sabe das suas necessidades e é justo que ela tenha espaço para apontar os rumos para a cultura no âmbito do município, Estado e país”, avaliou.

Além de Arapiraca, Maceió também sediou conferência municipal. Já as cidades de Viçosa, Penedo, Ibateguara e Novo Lino, Maragogi e Palmeira dos Índios sediaram conferências intermunicipais. Ao todo mais de 800 alagoanos estiveram reunidos nesses encontros.

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..