Vereadores, ex-deputados e empresários de Arapiraca lutam por vagas na ALE em 2010

24/11/2009 02:49 - Política
Por Redação
Image

Faltando menos de um ano para as eleições, vários políticos, empresários e até desconhecidos do público lançam pré-candidaturas. Em Arapiraca não é diferente, principalmente no que se diz respeito à concorrência para as 27 vagas na Assembleia Legislativa.

O município que já chegou a eleger cinco deputados estaduais numa mesma legislatura, conta atualmente com apenas dois: Ricardo Nezinho (PT do B) e José Pedro (PMN). Outro deputado que foi eleito em 2006, mas que está de licença médica é o ex-vereador Dudu Albuquerque que conseguiu quase 30 mil votos no pleito passado.

Candidatos

Contudo velhos conhecidos e novos nomes aparecem em quadros de pesquisa como possíveis candidatos em 2010. Dos atuais parlamentares, apenas Nezinho confirmou a disputa pela reeleição. José Pedro deverá lançar a candidatura de seu neto, Bruno Pedro (PTB), e Dudu a de sua esposa, a vereador por Maceió, Amilka Melo (PDT).

Ex-deputados, vereadores e empresários também entrarão na briga por uma vaga na Casa Tavares Bastos. O radialista e ex-deputado Alves Correia (PT do B) tentará se eleger pela segunda vez, no pleito de 2006 ele ficou como suplente. O deputado “suplente” Pastor João Carlos (PSL), morador da cidade, quer retornar a ALE. Fabiano Leão, candidato derrotado a vereador em Arapiraca e filho do ex-deputado Demuriez Leão deverá ser candidato também.

Entre os vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Josias Albuquerque (PMDB) e Severino Pessoa (PPS) já afirmaram que serão candidatos. Eles ainda poderão ter a companhia do vereador Tarcizo Freire (PMDB) que até agora não decidiu para qual cargo irá disputar a eleição a e revelação em 2008, Dorge do Queijo (PRTB), que cortou aliança com o deputado “suplente” Pastor João Carlos e pode ser a surpresa na luta.

Durante vários anos, os empresários de Arapiraca se unem e conseguem eleger um vereador e talvez agora seja a vez de um deputado. Isso porque muitos já indicam a possibilidade de apoiar Everton Santiago, dono de uma rede de Drogarias no município. De certo é que o empresário contará com o apoio da Facomar (Federação das Associações de Moradores de Arapiraca) e da ex-prefeita Célia Rocha (PTB).

Por fim, outros dois grandes nomes poderão se candidatar a deputado estadual. O vice-prefeito e atual secretário de Estado da Educação e Esporte, Rogério Teófilo, e o vice-prefeito na legislatura passada, José Barbosa (PMDB), irão para o embate também.

Pesquisa

O Cadaminuto pesquisou e concluiu que nas ultimas quatro legislaturas, no máximo foram eleitos quatro deputados de Arapiraca. Em 1994, Jadson Pedro (filho de Zé Pedro da Aravel e ex-prefeito de Craíbas), o empresário Marcelino Alexandre, Demuriez Leão e Rogério Teófilo, foram eleitos.
Quatro anos mais tarde, o mesmo número de parlamentares foram escolhidos. Além de Marcelino Alexandre e Rogério Teófilo que se reelegeram, Arapiraca ganhava mais dois deputados: Judá Nicacio e Júnior Leão. O ex-deputado Demuriez perdeu o pleito e o mandato.

Em 2002, o radialista Alves Correia – até então vereador – consegue mais de 24 mil votos e se elege deputado pela primeira vez. Ele é acompanhado por Dudu Albuquerque e por Zé Pedro, os três formando um trio inédito de arapiraquense no legislativo estadual.

Na última legislatura a coisa não foi diferente. Dudu Albuquerque e Zé Pedro são reeleitos e Ricardo Nezinho consegue uma votação massacrante em Arapiraca e também alcança seu objetivo.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..