O helicóptero modelo H269 Schweizer de propriedade da Secretaria de Estado da Defesa Social sofreu uma pane na tarde desta segunda-feira (19) e fez um pouso forçado nas imediações da Avenida Menino Marcelo, no Salvador Lyra. O capitão Márcio Henrique de Assunção e o tenente-coronel Antônio Soutto do Carmo Júnior, que estavam na aeronave, tiveram ferimentos leves, foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros e encaminhados para um hospital de Maceió.

Do hospital, o capitão Assunção tranquilizou família e amigos, dizendo que sofreu apenas um corte na cabeça, mas que estava tudo bem. Ele explicou que a aeronave tinha acabado de fazer um patrulhamento no Centro da cidade e estava retornando para o hangar do aeroporto, quando houve uma falha mecânica, e o motor parou, o que obrigou ao pouso forçado.

“Ainda não sabemos o que originou a pane do helicóptero. Ele estava funcionando normalmente, quando, de repente, parou. Como somos preparados para agir em casos de emergência, procuramos o melhor local para fazer um pouso planando, mas fomos surpreendidos por uma rajada de vento que deslocou o helicóptero, jogando-o contra o muro da casa, que estava vazia”, afirmou o capitão.

A aeronave, que ficou destruída no acidente, foi doada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e chegou a Alagoas em 2008, após os jogos Panamericanos. Ela vinha sendo utilizada para patrulhamento em todo o Estado e ajudava em buscas e perseguições da polícia do Estado.

Segundo o secretário Paulo Rubim, a aeronave tinha acabado de passar por uma revisão mecânica em São Paulo, em setembro, e estava com a manutenção em dia. Por isso, a Defesa Social irá aguardar o resultado da perícia para saber o que realmente aconteceu.
Paulo Rubim também elogiou o comandante do helicóptero, coronel Júnior, que, em uma manobra arriscada, conseguiu salvar a própria vida, a do companheiro de tripulação e de pessoas que estavam em terra e que poderiam ter sido atingidos pela aeronave.

“O local do acidente já foi isolado e informamos o acidente à Aeronáutica, que enviará ainda esta noite uma equipe que amanhã pela manhã fará a perícia no local e na aeronave, mas posso garantir uma coisa: o coronel Junior conseguiu num ato heróico, impedir o sofrimento de centenas de pessoas”, afirmou Rubim.