O horário de verão começou à 0h deste domingo (18) e vai até a 0h de 21 de fevereiro de 2010. Os relógios devem ser adiantados em uma hora. Esta é a primeira vez que a medida vigora em uma data fixa, conforme prevê decreto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A mudança de horário vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e para o Distrito Federal.

Apesar de Alagoas está fora do horário de verão desse ano, alguns serviços passam a odedecer a norma. A partir dessa segunda-feira as agências bancárias vão abrir uma hora mais cedo, às 9h e encerram o expediente aos clientes às 15h. No aeroporto Zumbi dos Palmares os vôos também irão seguir o horário de verão.

Emissoras de rádios, a exemplo de Jovem Pan AM e FM, Mix FM e CBN alterão suas programações para uma hora mais cedo. O mesmo acontece com as emissora de televisão, que também vão exibir seus programas uma hora mais cedo.

Data fixa

Segundo as novas regras, o horário de verão sempre terá início no terceiro domingo de outubro de cada ano e será encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. “Se a data de encerramento coincidir com o carnaval, o horário de verão fica automaticamente prolongado por mais uma semana. É uma precaução para não atrapalhar o turismo no país, entre outras razões”, disse Ricardo José de Carvalho, chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.

 

Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão, que é implantado com o objetivo de economizar energia durante a primavera e o verão.

 

Adotado no Brasil desde 1932, o horário de verão busca o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora. A medida reduz o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h. A ideia do horário de verão surgiu antes mesmo da luz elétrica.