O secretário estadual do Trabalho, Regis Cavalcante, e a diretora de Qualificação Profissional, Rita Romeiro, lançaram, nesta terça-feira (29), o ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, em Santa Luzia do Norte. O programa vai qualificar 225 jovens de 18 a 29 anos do município e garantir a empregabilidade dos mesmos ao término do curso, que tem duração de seis meses.
Participaram da solenidade as representante da Organização Trajetória Mundial (OTM), Lázara Costa, e da Consult, Leydhinalva Albuquerque, e a diretora da Escola Estadual Sidrônio Augusto de Santa Maria, Ivonise Maria, onde estão sendo ministrados os cursos, além de dois alunos representando os qualificandos.
Os cursos são voltados para as áreas de alimentação, arte e cultura, turismo e hospitalidade, agroextrativismo, pesca e piscicultura, serviços domiciliares e vestuário. Todos os alunos vão receber uma bolsa de R$ 100,00 por mês e lanche. Os kits dos alunos participantes do programa foram entregues e as aulas no município já iniciaram nesta segunda-feira (28).
Regis Cavalcante afirmou que Alagoas está mudando, como conseqüência da determinação do governador Teotonio Vilela Filho na adoção de uma política de reversão dos índices sociais negativos históricos do Estado. “O governo tem olhado com preocupação a realidade alagoana excludente e vem adotando políticas públicas para fazer o enfrentamento da pobreza”, afirmou.
O secretário ressaltou que o ProJovem se aplica a essa linha política do governo para atender aos jovens, com a qualificação profissional, que vai reverter o mundo adverso com a cultura da paz e do desenvolvimento. “Destacamos o empenho do governo para implantar novas indústrias, como vem ocorrendo, para gerar oportunidades de emprego e de independência para os jovens”, frisou Regis.
A diretora de Qualificação Profissional Rita Romeiro disse que além dos benefícios que os cursos do ProJovem levam para Santa Luzia do Norte, o comércio também será beneficiado com cerca de R$ 30 mil por mês, correspondente ao investimento do programa, no município. Ao falar do privilégio que é participar do ProJovem, Rita orientou que os jovens aproveitem bem os cursos, porque o mercado precisa de pessoas qualificadas.
Lançamentos em Alagoas
Nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, o secretário Regis Cavalcante lança o ProJovem Trabalhador em Barra de Santo Antônio, às 15 horas. No município, 100 jovens serão qualificados para as áreas de alimentação, construção e reparo I, esporte e lazer, e vestuário.
Já na sexta-feira, dia 2, Regis lança o programa nos municípios de Conqueiro Seco, que vai qualificar 175 jovens, Marechal Deodoro (150) e São Miguel dos Campos (100 jovens).