Na tarde desta segunda-feira,14, em Maceió, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas,Unidime/AL, conseguiu reunir um grande número de seus associados, a fim de discutir junto com prefeitos e a bancada federal de Alagoas, a polêmica questão do repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
É que o Fudeb, órgão pertencente ao governo federal, há um mês baixou portaria, reduzindo o repasse da verba/aluno, que até então era de 1.350 reais (ao ano) para 1.221 reais., desfalcando cerca de 11% para os municípios. Essa medida segundo a presidenta da Undime/AL, Rosa Melo, comprometeu a todas as Prefeituras, sobretudo pelo fato desses órgãos terem concedidos há bem pouco tempo, reajustes para os professores baseados justamente sobre o antigo valor do repasse.
Durante o evento, surgiram várias propostas, no entanto a do deputado Benedito de Lira foi a que mais ganhou consistência. É que a partir desta terça-feira, o próprio Benedito de Lira estará em Brasília, mobilizando a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e as bancadas federais dos nove estados brasileiros que dependem do repasse do Fundeb, a fim de traçar uma data, para todos juntos, possam levar o caso diretamente ao presidente Lula, independentemente de passar por algum ministério federal.
A proposta de Lira vai mais além: no dia do possível encontro com o presidente, o deputado alagoano pretende convidar todos os prefeitos e os secretários de Educação, para que a mobilização ganhe força total lá em Brasília.