O prefeito de Craíbas, Edielson Barbosa Lima, o Dinho Leite (PT do B), entrou com duas representações na última quarta-feira, junto aos Ministérios Público Estadual e Federal contra o ex-prefeito José Jadson Pedro de farias, afastado por decisão judicial.
O Cadaminuto teve acesso aos requerimentos. Neles, Dinho Leite conta que encontrou a administração do município em estado de Inviabilidade Administrativa, baixando o decreto por 180 dias.
Segue abaixo as dez irregularidades apresentadas pelo prefeito:
- Subtrair da prefeitura toda documentação relativa ao período de janeiro a julho deste ano, contratos administrativas, notas de empenho;
- Inexistencia de pastas e arquivos de servidores públicos lotados na Secretaria de Educação exercendo o cargo de professores com seus respectivos nomes selados na Folha de Pagamento do Município;
- Malversação do dinheiro do Fundeb em forma de adiantamento e empréstimos a funcionários;
- Ausência de licitação nas compras e contratos efetuados com postos de gasolina;
- Pagamento de valores a empresas privadas sem prévia nota de empenho;
- Falta de escrituração nos livros contábeis do Município de toda movimentação de janeiro a julho de 2009;
- Toda documentação contábil desapareceu das dependências físicas da Prefeitura, deixando a atual administração de proceder os atos necessários ao princípios da continuidade;
- Não atendimento do representado dos pedidos de devolução dos documentos, conforme solicitação.
No fim, Dinho Leite pede que o MPF e MPE determinem a instauração de inquéritos civil e posterior ajuizamento de Ação Civil Pública, sem prejuízo de outras medidas judiciais que o Município julgar necessário.
Entenda
A prefeitura do município do Agreste era comandada até o dia 21 de julho pelo ex-deputado estadual Jadson Pedro, que estava em seu segundo mandato. Mas, o juiz Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral, Almi Hilário dos Santos, cassou o mandato de Pedro por compra de votos e diplomou o segundo colocado nas eleições de 2008, Dinho Leite e seu vice, o médico Denis Moura.
Depois de assumir, Leite contou que encontrou a prefeitura em um caos e sem condições de ser governada. Em entrevista na semana passada ao Cadaminuto, o prefeito disse: “A situação está ingovernável. Sumiram com documentos e contratos de três meses de gestão. Estamos pedindo uma auditoria urgente do Tribunal de Contas em Craíbas”.
