Alagoas poderia ter mais uma hidrelétrica no Rio São Francisco. O outro empreendimento que será feito pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco(Chesf) poderia ser construído na cidade alagoana de Pão de Açúcar, abaixo da Usina de Xingó,no município de Piranhas,também em Alagoas.

Até a quantidade de energia que pode ser  gerada pela hidrelétrica depende da altura da barragem, que atingiria a cidade alagoana de Piranhas,tombada como patrimônio histórico - o que torna mais difícil a sua viabilidade.

A alternativa é os estudos para a implantação da usina Riacho Seco,em Santa Maria da Boa Vista, a 615 km de Recife(Pe). O empreendimento vai demandar um investimento em R$ 552 milhões, a construtora Odebrecht e a empresa Desenvix estão investindo cerca de R$ 4 milhões para realizar os estudos necessários como o de Impacto Ambiental.

A hidrelétrica de Riacho Doce terá uma potência instalada de 240 Megawatts(MW), o que dá para abastecer aproximadamente três vezes a cidade pernambucana de Olinda. Quando entrar em operação vai precisar de cerca de 100 funcionários.