Alunos da rede municipal de ensino de Delmiro Gouveia recebem regularmente merenda escolar

02/09/2009 18:19 - Interior
Por Redação

A hora do lanche é uma das mais esperadas pelos alunos da rede pública municipal de Delmiro Gouveia, que em muitos casos tem essa como uma das poucas refeições no dia. “Temos a dimensão da importância da merenda, pois a pessoa com fome não aprende e muitos dos nossos alunos, às vezes, pedem para repetir”, descreveu Rizalva Monteiro, secretária da pasta.

A Secretaria Municipal de Educação segue rigorosamente a determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e prioriza uma alimentação saudável dentro do cardápio regional, como explica o técnico responsável pela merenda no município, o nutricionista Segismundo Cerqueira Neto. “Uma das preconizações do FNDE é adaptar a merenda escolar ao hábito alimentar da região e aqui em Delmiro nós colocamos, por exemplo, o charque, leite, farinhas e frango” frizou Neto, que também atende aos programas da Secretaria de Assistência Social que incluem alimentação.

O nutricionista explicou que o programa atende a cerca de 11 mil alunos lotados nas 35 escolas municipais de Delmiro Gouveia e que são adquiridas em média 16 toneladas (ou seja, 16 mil quilos) de alimentos que atendem alunos que vão desde a educação infantil até alfabetização de jovens e adultos.

Os recursos para a compra da merenda escolar são repassados pelo FNDE, mas a Prefeitura entra com uma contrapartida para completar a aquisição de alimentos e de equipamentos. O controle nutricional é feito sob a ingestão de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. “O objetivo do programa é atender 25 por cento das necessidades calóricas diárias do indivíduo, é um programa de suplementação alimentar”, explicou Neto.

Segundo o nutricionista há previsão ainda para esse ano de um treinamento, com bases nas normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para todas as merendeiras da rede municipal de ensino a quem ele chama de ‘manipuladoras de alimentos’. “O objetivo do treinamento é passar informações às merendeiras que garantam uma maior segurança alimentar para os alunos”, destacou.

A merenda escolar de Delmiro Gouveia é composta por 18 itens e entre eles estão o feijão e o arroz tipo 1, leite achocolatado, frango, carne moída, charque dianteiro, macarrão com semolina, farinha de milho flocada, suco de fruta, legumes, verduras e mel. No início do ano ocorreu uma licitação para aquisição desses alimentos.

“Todos os produtos adquiridos possuem registro nos Ministérios da Saúde e da Agricultura. O mel entra como complemento e é adquirido junto a uma cooperativa de Delmiro Gouveia, como também verduras, legumes e frango”, informou o nutricionista.

O inhame e a macaxeira, que fazem parte do cardápio do sertanejo, não estão na lista de produtos da merenda escolar por não possuírem registro nos Ministérios acima citados.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..