Na tarde desta quarta-feira, dia 12, três granadas de efeito moral, de fabricação nacional, foram encontradas na sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), localizada no Bairro dos Estados, no meio do lixo destinado à reciclagem, que é deixado pela população.

De acordo com a assessoria da prefeitura de João Pessoa, os artefatos, geralmente utilizados para controlar situações de tumulto e em treinamento de militares, foram encontrados por um funcionário que fazia a limpeza do galpão onde fica a Oficina de Arte da Autarquia.

Diante das três granadas, o funcionário comunicou à superintendência, que, por sua vez, acionou, imediatamente, o Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar da Paraíba (Gate).

Os artefatos foram colocados em área isolada até que a polícia chegasse para realizar a remoção. No local, os policiais do Gate constataram que as granadas já haviam sido detonadas e não ofereciam riscos.

A Emlur informou sobre a dificuldade em se verificar de onde vieram os artefatos, já que é comum o envio de material para o local, onde artesãos e artistas plásticos costumam reaproveitar os resíduos deixados pela população, na confecção de peças de arte.

O material de uso militar foi recolhido para o 15º Batalhão da PM.