Obras do Canal do Sertão são retomadas

04/08/2009 05:31 - Política
Por eduardocardeal
As obras do Canal do Sertão já foram retomadas nas últimas semanas. A construção, que estava parada havia seis meses devido a irregularidade no contrato realizado pela gestão anterior, foi reiniciada com cerca de 30% da sua capacidade, segundo o coordenador do Canal do Sertão, Ricardo Aragão.

Ele explicou que dentro de um mês, a obra deverá chegar aos 100% de produção. “Estamos tomando todas as providências para que possamos atingir a meta do ano passado, que foi de cerca de 200 metros de canal construído por dia”, frisou.

O trecho que está sendo retomado compreende o quilômetro 30, onde trabalhadores estão executando serviços de escavação em rocha e complementando obras de arte no trecho compreendido ente o canal cinco e a comporta quatro. Aragão ressalta que a previsão é de que até março de 2010 essa etapa, que vai até o quilômetro 45, seja concluída. “Vamos apertar o cronograma para que a obra seja concluída no prazo que foi determinado”, declarou.

Para que a construção retome o seu ritmo, o governo do Estado iniciou, na semana passada, o recrutamento de trabalhadores para o Canal do Sertão através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Delmiro Gouveia. Serão cadastrados cerca de mil trabalhadores, que farão parte de um banco de dados que servirá para aproveitamentamento não somente para as obras do canal, mas para outras empresas. Esta é a primeira vez que uma ação como essa é realizada por um gestor estadual.

Ricardo Aragão ressaltou que após a conclusão desse trecho será iniciada a etapa que vai do quilômetro 45 ao quilômetro 64. “Nos primeiros quinze dias de setembro estará sendo expedida a ordem de serviço para esta segunda etapa”, disse o coordenador.

Em visita a Delmiro Gouveia, na sexta-feira (31 de julho), o governador Teotonio Vilela falou sobre a obra. “As obras do Canal do Sertão ficaram seis meses paradas, mas agora estamos retomando e já temos R$ 500 milhões garantidos para tocar essa obra até 2010. E em breve já estaremos realizando duas novas licitações para duas novas etapas do canal”, disse o governador.

“Com o Canal do Sertão teremos água para o gado, água para plantar, para beber e para desenvolver o Sertão e beneficiar cerca de um milhão de alagoanos sofridos que veem nesse canal uma alternativa de emprego e renda”, completou Teotonio.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..