O usuário de transporte coletivo da capital já está acostumado a fazer o trajeto do ônibus em pé quando o veículo está lotado.
Mas, e quando ficar em pé passa a ser a única solução para uma viagem confortável, será que existe algo errado? O fato é que muitos passageiros reclamam da pouca distância entre um assento e outro, incomodando os mais altos.
Lucas Moraes Toledo, de 18 anos, possui 1,86m e pega em média três transportes coletivos por dia. O estudante reclama que alguns ônibus possuem um distanciamento muito pequeno, incomodando não só a ele, mas ao passageiro com quem compartilha o banco. "Quando o ônibus está vazio não é problema porque coloco uma das pernas no corredor, mas quando fica cheio, tenho que imprensar as pernas para não importunar o vizinho", disse.
Dependendo do ônibus, Lucas prefere muitas vezes ficar em pé.
Para cada ônibus que pega com espaço suficiente, dois não oferecem comodidade necessária para suas pernas. Um ano mais velho e um centímetro mais alto, Marcelo Moura enfrenta o mesmo problema no dia a dia.
Para caber no assento, o estudante disse que estica as pernas para baixo do banco da frente para conseguir se acomodar. Quando isso não é possível, ele prefere viajar em pé, por causa da estreita distância entre os assentos, como já fez muitas vezes.
A gerente de Divisão de Transporte da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Ângela Monteiro, afirmou que não tem recebido queixas neste sentido, mas que a renovação anual da frota vem atendendo várias solicitações de usuários, inclusive, as de espaçamento entre os bancos dos ônibus.
"Os ônibus novos já estão vindo com assentos mais largos para atender gestantes e obesos", afirmou. A iniciativa é necessária para atender, inclusive, uma parcela considerável da sociedade. Um estudo do Ministério da Saúde mostra que 43,3% da população estão com o peso acima dos níveis recomendados (sobrepeso) e 13% estão obesos.
Quanto aos transportes coletivos, uma resolução do ConselhoNacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) de janeiro de 2003, estabelece que a distância entre um assento e outro deve ser igual ou superior a 30cm.
O encarregado da Vistoria da STTtrans, Edvaldo Alves Loureiro, não confirmou se a frota da capital na sua totalidade atende a essa exigência, no entanto, o órgão disponibiliza um número telefônico para quaisquer denúncias e reclamações: 0800-2811518.
Espaço entre os assentos é um dos maiores incômodos para usuários de ônibus
19/07/2009, 19:02 - Brasil/Mundo
Por eduardocardeal
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando comentários..