Nesta última semana, a principal polêmica do futebol brasileiro ocorreu quando o atacante Ronaldo Fenômeno declarou em um programa de televisão que a pesquisa que aponta o Flamengo como o clube de maior torcida do Brasil não é correta. A declaração do atacante do Corinthians abriu uma imensa discussão entre flamenguistas e corintianos. A verdade é que neste Campeonato Brasileiro, os rubro-negros estão sendo mais fiéis, lotando muito mais as arquibancadas do Maracanã do que tem sido visto no estádio do Pacaembu.

De acordo com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o time carioca foi o segundo que mais levou torcedores ao estádio nos jogos em que foi o mandante nas nove primeiras rodadas disputadas na principal competição nacional, perdendo apenas para o Atlético/MG. Nos quatro jogos como mandante, o Flamengo teve pouco mais de 128 mil expectadores presentes no Maracanã, dois mil a menos que o Galo. Já o Corinthians, com um jogo a mais, é apenas o oitavo neste ranking, com quase 74 mil corintianos nos estádios.

Na média, o Rubro-Negro continua atrás dos mineiros, mas com apenas 603 torcedores a menos: 32.627 atleticanos contra 32.024 flamenguistas. O Corinthians é o décimo, com 14.708 pagantes nos cincos jogos que realizou no Pacaembu. O maior público do campeonato também pertence ao Flamengo. A reestreia de Adriano, contra o Atlético/PR, na quarta rodada, levou mais de 68 mil pessoas ao Maracanã. O Fla-Flu, que teve o Fluminense como mandante, teve um público total de 41 mil torcedores, a grande maioria de rubro-negros.

Mas quando o assunto é arrecadação, a história é outra. O Timão está na frente nesta lista e faturou mais do que qualquer outro participante deste Brasileirão/2009. Como mandante, o clube colocou nos cofres cerca de R$ 2,4 milhões, contra 2,3 milhões arrecadados pelo Flamengo, prova de que é muito mais caro assistir a Ronaldo em campo do que ver Adriano jogando.

Outro consolo para os corintianos é que durante a Copa do Brasil, onde conquistou o título sobre o Internacional, o Corinthians teve a melhor média de público. Por jogo, 33.455 fiéis compareceram ao Pacaembu. O primeiro encontro entre as duas torcidas nas arquibancadas já está marcado. Na décima oitava rodada, no dia 9 de agosto, o Maracanã será o palco do duelo no primeiro turno. Vantagem para que a torcida do Flamengo esteja em maior número.