Secti dá seqüência a processo de instalação do Cais Tecnológico de Maceió

10/06/2009 11:15 - Maceió
Por gilcacinara
Os consultores Fábio Queda e Marcos Suassuna, responsáveis pelo suporte de instalação do Porto Digital de Pernambuco, a convite do Sebrae/AL realizaram na tarde desta terça-feira (09) uma explanação sobre como poderão ser dados os próximos passos e, de que forma, deverá ocorrer a construção do Cais Tecnológico de Maceió.

A apresentação ocorreu no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e foi assistida pela secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kátia Born, bem como de representantes da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Instituto Tecnológico de Alagoas (Itec), Fapeal, Sebrae/AL, órgãos e entidades parceiras no projeto.

Gestação - O consultor Marcos Suassuna iniciou sua explanação fazendo um histórico do processo de instalação do Porto Digital de Pernambuco que é fruto de uma gestação de mais de 30 anos de planejamento e execução. E lembrou que Estado de Alagoas vem, desde 2004, realizando um trabalho nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Tecnologia da Informática (TI) com ações de capacitação, marketing e gestão com empresas de informática de Maceió. E dentro do projeto existe uma outra ação a qual prever a instalação do Cais Tecnológico de Maceió.

Suassuna disse que o trabalho de consultoria para a instalação do Caís Tecnológico deverá ser focado no processo da intervenção e não no da indicação. Segundo ele, a consultoria deverá ser uma participação pro-ativa sempre buscando uma fase melhor para a instalação do Cais Tecnológico de Maceió levado à frente pela Secti e os parceiros já citados.

Conceitos - Em sua apresentação, o consultor Fábio Queda disse que o encontro era importante porque tinha a finalidade de fazer o nivelamento de conceito na direção da construção de uma estratégia. Disse a proposta do projeto de instalação estava fundamentado em dois momentos: um lugar e um projeto. Isto é, do mesmo modo que ocorreu com a instalação do Porto Digital de Pernambuco, localizado o Bairro Recife.

 

Segundo ele, o objetivo era ser uma região competitiva através da inovação. “Seria uma finalidade individual buscando uma visão coletiva. Vai se trabalhar com componentes estratégicos e os seguintes focos de atuação: instituições, organizações e territórios”, assinalou Queda, ressaltando que são eixos estratégicos que devem atuar de maneira harmônica.  

Passos - A secretária Kátia Born considerou importante a explanação dos consultores de Pernambuco e disse que a Secti e os órgãos parceiros no projeto estão dando seqüência aos passos para a instalação do Cais Tecnológico de Maceió. Recentemente ela esteve reunida com representantes da Seplan, Itec e Sebrae para discutir questões relacionadas a busca de recursos para viabilizar a restauração e reforma do prédio, localizado em Jaraguá, onde será instalado o Cais Tecnológico de Maceió.

O Governo do Estado disponibilizou o prédio, situado à rua  Melo Póvoas, a poucos metros do Centro de Convenções para a instalação do Cais Tecnológico. A Secti está buscando parcerias para viabilizar a restauração e reforma do prédio. O projeto do Pólo Tecnológico de Maceió, que não se resumirá somente em um prédio, tem como finalidade, ingressar Alagoas fortemente neste mercado criando uma nova oportunidade de crescimento econômico, desenvolvimento e geração de emprego e renda.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..