O narguilé é um tipo de cachimbo, muito utilizado nos países árabes, composto de água, fumo aromatizado e carvão. A água é colocada no vaso (nome dado à base do narguilé), o fumo fica no fornilho. O fornilho é coberto por uma folha de papel-alumínio, onde são feitos pequenos furos; e é em cima dessa folha que vai o carvão.

Muitas pessoas acreditam que o narguilé é menos nocivo que o cigarro por conter água. Elas pensam que a água consegue filtrar a nicotina contida no fumo; mas isso não é verdade. “A água filtra apenas uma pequena parte da nicotina. Então, isso não impede a pessoa de ficar viciada, porque a parte de nicotina que não é filtrada vai para o organismo”, explica a cardiologista Josete Gargioni. Além disso, ela diz que mesmo o individuo não tragando a fumaça, o mal causado será o mesmo. Pois, as mucosas da boca absorvem a fumaça, o que pode vir a causar um câncer de boca

Orientação
Segundo a doutora Josete o narguilé pode causar doenças como: câncer, bronquite crônica, derrame cerebral, infarto, entre outros.

A cardiologista dá um alerta: “As pessoas que gostam de fumar narguilé, devem procurar fumar esporadicamente, porque ele faz tanto mal quanto o cigarro, isso se não fizer mais. Pois, essa ilusão de achar que a água filtra as impurezas faz com que os jovens, principalmente, fumem narguilé com os amigos todos os dias, enquanto tomam tereré e conversam. Então, é aconselhável que se tenha um controle sobre a vontade de fumar narguile para que isso não se torne um vício”.