O ano de 2009 não poderia ter começado melhor para os irmãos karatecas Leonardo e Lavínia Lyra. No final de março os irmãos participaram II Meeting Aberto de Karatê e consagraram-se campeões, para completar a alegria de Leonardo, ele ainda conseguiu um patrocínio da Brooksfield, que irá custear suas despesas com treinamentos e intercâmbio nos estados vizinhos.

No começo do mês de maio eles viajaram para a cidade de Natal (RN) e se integraram à Seleção Alagoana de Karate Interestilos para participarem do Campeonato Norte Nordeste de Karate. O campeonato mobilizou durante 3 dias, cerca de 600 atletas dos estados do Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. O evento teve a organização da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI) e aconteceu no Ginásio Palácio dos Esportes Djalma Maranhão.

Leonardo Lyra que é faixa preta 1º Dan, e tem 13 anos, voltou para Alagoas com o título de TETRA-CAMPEÃO NORTE NORDESTE de Karate, Léo teve que derrotar 39 atletas em sua categoria que é Infanto-Juvenil (13 e 14 anos), faixas verde a preta, e ele não quer parar por aqui, o garoto sonha com o título de campeão mundial o que pode acontecer em 2010, essa façanha quase foi alcançada em 2006 onde ficou com a prata na Romênia, ele ainda acumula o título de Bi-Campeão Pan-Americano.

Já Lavínia Lyra, faixa amarela, 10 anos, é treinada por seu irmão em casa, e disputou na categoria Mirim “C” (9 e 10 anos) faixas branca e amarela. Espelhando-se em seu irmão, a garotinha conseguiu de forma extraordinária trazer duas medalhas de ouro na bagagem, ela que ano passado já tinha conseguido o bronze no campeonato brasileiro em Santa Catarina, esta confirmando o que seu irmão previa. “Esta aparecendo uma atleta de ponta em nosso estado que vai dar o que falar”. Fora o karatê que treina em casa com seu irmão, Lavínia tem mais duas paixões: O Balé e o Sapateado que pratica na Academia de Danças Jeanne Rocha.

A FEAKI (Federação Alagoana de Karatê Interestilos), voltou para o Estado com um grande resultado, 5 medalhas, 3 de ouro e 2 de bronze, apesar de um pequeno número de atletas. A Federação Alagoana foi composta pelo Presidente Edson Ferreira, que também atuou como árbitro, Damião José (Vive-Presidente e Árbitro), Leandro Miranda (Árbitro e Atleta), Leonardo Lyra (Ouro em Kata), Lavínia Lyra (Ouro em Kata e Ouro em Kumite), Evalda Loureiro (Bronze em Kumite), Elicleyton Lira (Bronze em Kumite), Igor José (Atleta), e Emmanuel Victor (Atleta). Agora, os esforços da Federação se volta para a realização do Campeonato Alagoano de Karate Interestilos no dia 31 de maio de 2009, no COC (antigo Inei).

Léo continua sua rotina de treinamentos e dedicação com o Profº Drausio Valentim, esperando o Campeonato Alagoano de Karate Interestilos, e o Campeonato Brasileiro de Karate Tradicional no mês de julho, na cidade de Natal – RN. Nenhum atleta de karatê em nosso estado já obteve tantos títulos como Léo. E agora com o apóio que a BROOKSFIELD, vem dando por acreditar no potencial do atleta, temos a certeza que vamos estar muito bem representados por esse Brasil e porque não dizer pelo mundo a fora.

Mais uma vez Leonardo Lyra faz questão de agradecer a todas as pessoas que o ajudaram em sua caminhada dentro do karatê. “Agradeço a todos que me apoiaram, em especial a BROOKSFIELD que esta acreditando em mim e ao Sr. Joaquim Brito, que também sempre tem dado sua contribuição para que eu possa viajar”.