Será dada a largada, nesta sexta-feira, a uma das competições mais importantes do calendário brasileiro. O Campeonato Brasileiro da Série B terá início, às 21 horas, com quatro partidas: Bragantino x São Caetano, Campinense x Duque de Caxias, Ponte Preta x ABC e Figueirense x Ipatinga.

A exemplo dos últimos três anos, a competição será disputada no sistema de pontos corridos. Os 20 clubes se enfrentam em turno e returno e, ao final, os quatro melhores colocados serão promovidos à Série A de 2010. Por outro lado, os quatro piores cairão para a Série C.


Nesta temporada, a grande atração será o Vasco. Assim como o Corinthians, em 2008, o time carioca tenta se reerguer com uma boa campanha na Série B. A diferença, porém, é que o clube presidido por Roberto Dinamite aposta em um elenco bem mais modesto.

As presenças do próprio Vasco e do Duque de Caxias acabam um jejum de seis anos sem a presença de clubes do Rio de Janeiro na competição. O último a participar da divisão de acesso havia sido o Botafogo, em 2003.

A Ponte Preta entra em campo contra o ABC, em Campinas, embalada pelo Título do Interior do Paulistão e pela classificação às quartas-de-final na Copa do Brasil, em que pegará o Coritiba. O clube de Natal vem de uma campanha decepcionante no Potiguar, que teve como campeão o modesto Assu.

O único duelo paulista do dia será entre Bragantino e São Caetano, que tentam se reerguer de campanhas modestas no Estadual, em Bragança Paulista.

Os outros dois duelos confrontarão clubes que subiram da Série C e que caíram do Brasileirão. Os recém-promovidos Campinense e Duque de Caxias jogam em Campina Grande. Já os rebaixados Figueirense e Ipatinga se enfrentam em Florianópolis.

Confira a 1.ª rodada da Série B:



Sexta-feira

21 horas

Bragantino x São Caetano

Campinense x Duque de Caxias

Ponte Preta x ABC

Figueirense x Ipatinga



Sábado

16h10

Fortaleza x Guarani

Vila Nova x Portuguesa

Bahia x Paraná

Vasco x Brasiliense

Juventude x Ceará