Sesau e Uncisal promovem Fórum de Prevenção de Acidentes na Infância

03/05/2009 19:37 - Saúde
Por annaclaudia
Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde Alagoas (Uncisal), promove nesta segunda-feira (04), Fórum de Prevenção de Acidentes na Infância. O objetivo é discutir ações de prevenção de acidentes na infância, que representa principal causa de morte de criança de 1 a 14 anos.

O evento, que é voltado aos profissionais das áreas de educação e saúde, contará com a participação do fundador da Organização não-governamental Safe Kids Worldwide,  Martin Eilcherberger e da coordenadora nacional do Criança Segura, Alessandra Fraçoe e da coordenadora de políticas públicas, Luiza Leão. O fórum será realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, das 8h às 18h.

“O fórum é uma oportunidade para os profissionais discutirem as ações sobre a importância prevenção para reduzir o número de acidentes domésticos e nas escolas ocorridos com crianças e adolescentes”, comentou a diretora de promoção à Saúde da Sesau, Eliana Padilha, acrescentado que desde 2002 são desenvolvidas ações referentes a prevenção de acidentes na infância nas escolas e, em 2008,  foi criada uma lei estadual para que seja implantada, em todos os municípios alagoanos,  uma comissão  interna de prevenção de acidentes e violência na infância, baseada nos regulamentos da CIPA - Comissão Interna Prevenção de Acidentes.

O médico e fundador da ONG Safe World, Martin Eichelberger irá participar de discussões relacionadas aos planos de assistência à criança – que incluem a questão da prevenção de acidentes e a rede de assistência de emergência pediátrica– liderados pela Uncisal, Sociedade Alagoana de Pediatria e Sesau.  

Segundo dados mais atuais do DATASUS/Ministério da Saúde (2006), 5520 crianças morreram e 137 mil foram hospitalizadas no Brasil vítimas de acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações e outros.

Em Alagoas, a parceria com a Criança Segura, iniciou-se em 2008, quando a ONG esteve em Maceió para realizar uma oficina sobre prevenção de acidentes. O encontro reuniu estudantes da Universidade, além de representantes do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, SMTT - Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, UFAL - Universidade Federal de Alagoas, Secretaria de Saúde, Pastoral da Criança, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e deu início a uma série de ações com o objetivo de multiplicar a causa.
 
Histórico: Martin Eichelberger nasceu no Brasil, na cidade de Salvador/BA, e foi para os Estados Unidos ainda criança. Formou-se em medicina com especialização em cirurgia pediátrica. Foi sua rotina nos pronto-socorros que o incentivou a criar um trabalho focado na importância da prevenção de acidentes. Seu objetivo era evitar que milhares de crianças fossem hospitalizadas ou mesmo chegassem à morte, vítimas de acidentes. Em 1987, fundou no País, a Safe Kids, organização voltada para a promoção da prevenção de acidentes com crianças, que mais tarde ampliou-se, tornando-se uma rede – a Safe Kids Worldwide – que integra mais de 16 países espalhados pelos 5 continentes. No Brasil, a Criança Segura instalou-se em 2001.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..