O Campeonato Alagoano poderá ser marcado por mais uma polêmica. A direção de futebol do CSA não está aceitando a quantidade de pontos que foi conquistada pelo Ipanema na classificação geral do campeonato. O Canarinho do Sertão somou três pontos na vitória contra o ASA de Arapiraca por 3 x 1, partida valida pelo quadrangular do primeiro turno do certame estadual.
Segundo Manoel Nascimento, diretor de futebol do CSA, é injusta a quantidade de pontos somados no quadrangular servir para contagem na classificação geral do Campeonato Alagoano.
Para o diretor de futebol azulino, o time do Mutange está sendo prejudicado devido à soma dos pontos do Ipanema. “Estamos prejudicados com esta fórmula que foi criada, e se for necessário vamos entrar na justiça e resolver juridicamente a situação desses pontos, pois isso não pode acontecer”, comentou Nascimento.
Para a Federação Alagoana de Futebol (FAF), o regulamento do certame está explicito quanto a situação do descenso.
De acordo com Roque Júnior, diretor administrativo e de registro da FAF, a direção do CSA está querendo arrumar uma situação que não existe. “Claro que os pontos que foram somados durante o quadrangular somam-se na classificação geral. Pois, seria uma injustiça o time que foi melhor não conseguir não poder usufruir dos pontos que conquistou”, disse Júnior.
No entanto a direção do CSA está argumentando que esta pontuação não deve ser contada pelo que relata o Artigo 20º do Campeonato Alagoano. Para os cartolas marujos existem equívocos no regulamento.
Veja o Artigo 20.º
Art. 20.º - As 02 (duas) últimas associações colocadas na classificação geral na soma de pontos ganhos do Primeiro e Segundo Turnos, estarão automaticamente, rebaixadas para a 2.ª Divisão do Campeonato Alagoano de Profissional de 2010.
Parágrafo Único. Se ao término da disputa do Primeiro e Segundo Turnos, houver empate na classificação final entre 02 (duas) ou mais associações para conhecer as associações que serão rebaixadas, adotar-se-ão os critérios estabelecidos, pela ordem, até o desempate:
a) - Menor número de vitórias;
b) - Menor saldo de gols;
c) - Menor numero de gols pró;
d) - Maior numero de gols sofridos;
e) - Confronto direto, entre 02 (duas) associações;
f) - Sorteio.
Segundo os Carlota azulino a dúvida existe em conseqüência do regulamento só relatar a situação dos pontos corridos do campeonato – fase em que os clubes se enfrentam em turno e returno e não relata em relação ao quadrangular decisivo.