A seca está castigando algumas cidades do Sul do país. Há quase dois meses não chove forte na região.

 

No Rio Grande do Sul, 96 municípios já decretaram situação de emergência. A região Noroeste do estado é a mais afetada.

 

No reservatório desta pequena hidrelétrica, é possível caminhar sobre as pedras. No Oeste Catarinense, a última chuva forte foi no final de fevereiro.

 

Algumas cidades já estão fazendo racionamento.

 

No Sudoeste do Paraná, a água para beber e para os animais está chegando às propriedades rurais de trator ou caminhão pipa. As lavouras de milho e feijão, perdas de 40%.

 

A falta de chuva também aumenta o perigo das queimadas. Só em março, foram mais de mil incêndios florestais, 40% a mais do que no mesmo período do ano passado.

 

Um dos principais pontos turísticos do país também sofre com a seca. O volume de água aqui nas Cataratas varia muito com as chuvas no estado todo.

 

Isso porque o Rio Iguaçu corta o Paraná de um extremo ao outro. E essa estiagem prolongada mudou muito o cenário que os turistas encontram aqui. As quedas estão com menos da metade do volume normal de água.

 

Na mesquita de foz, orações pelo fim da estiagem. O sheik pediu aos muçulmanos da cidade que economizem água e nos próximos dias, rezem pela chuva.