O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Marimbondo (AL), Roberto Sapucaia dos Santos, a devolver R$ 559.755,14, valor atualizado, à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O ex-prefeito não comprovou utilização de recursos e nem concluiu a construção de banheiros sanitários nas casas da população de Marimbondo.

Segundo o ministro Augusto Nardes relatou no processo, Santos, ainda no mandato de prefeito, foi inicialmente chamado a prestar contas em 2000, porém solicitou prorrogação de prazo. “Não bastasse, passados três anos do encerramento da vigência do convênio, em 2003, instaurada a tomada de contas especial, foi notificado para recolher o valor apontado aos cofres da Funasa ou para apresentar defesa: não prestou contas nem quitou o débito”.

O ex-prefeito ainda terá de pagar multa de R$ 10 mil ao Tesouro Nacional pelas irregularidades cometidas. O TCU encaminhou cópia da decisão à Procuradoria da República em Alagoas. Cabe recurso da decisão.