“Num planejamento feito em conjunto com profissionais da saúde, gestores, técnicos e usuários, definimos as ações que seriam priorizadas pela gestão municipal. Estamos inovando para melhorar a assistência e assegurar o atendimento das reais demandas da população”, afirmou o secretário Francisco Lins.
Realizada durante dois dias, a oficina mobilizou os participantes – representantes dos setores ligados à gestão e do Conselho Municipal de Saúde – na etapa inicial, ao socializar a missão da SMS, os valores e a visão das diversas áreas da secretaria, construídas nas sete oficinas setoriais de planejamento estratégico. A partir das discussões foi construída a missão da SMS: “Servir à população, assegurando o seu bem estar através de políticas públicas de saúde, com foco na promoção, proteção e reabilitação, garantindo o acesso humanizado dos usuários aos serviços de saúde no município de Maceió, com participação social”.
Fundamentada também no que preconiza a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), foram definidos como valores a serem seguidos, pela ordem: ética, compromisso, humanização, transparência e gestão participativa. E com base no que foi debatido pelas coordenações, a SMS terá como visão ser uma secretaria estruturada, ágil e descentralizada, com a rede de atenção à saúde integrada, regulada, tendo excelência na oferta de serviços, visando a uma população mais saudável.
A Oficina foi orientada em todos os momentos pelo consultor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Marcos da Silveira Franco, que vem acompanhando o processo de construção do planejamento em todo o País.
Ele compartilhou com os participantes as experiências vivenciadas em outros municípios, que têm seguido a tendência nacional do setor público de incorporar o planejamento estratégico como ferramenta para definir agendas eficientes de trabalho e realização de ações.