A FPF (Federação Paulista de Futebol) definiu nesta segunda-feira as datas e os locais das semifinais do Campeonato Paulista de 2009. O primeiro duelo acontece no sábado, às 18h10, na Vila Belmiro, entre Santos e Palmeiras. Já Corinthians e São Paulo jogam no domingo, às 16h, no Pacaembu.

No final de semana seguinte, as equipes fazem os confrontos de volta nos mesmos horários. O Palmeiras recebe o Santos no Parque Antarctica, no sábado. Enquanto o São Paulo pega o Corinthians, no Morumbi.

A definição ocorreu nesta segunda-feira, em reunião realizada na sede da Federação Paulista. Participaram do encontro que contou o presidente em exercício da FPF, Reinaldo Carneiro de Bastos, Andres Sanchez, presidente do Corinthians, Marcelo Teixeira, presidente do Santos, Gilberto Cipullo, vice-presidente de futebol do Palmeiras, e Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, vice-presidente de futebol do São Paulo.

O encontro foi rápido. Em menos de uma hora os representantes dos quatro semifinalistas acordaram as datas e locais da partida. Embora o mando de campo dos confrontos pertença à FPF, os clubes fizeram valer o direito de jogar em suas "casas". Segundo Carneiro, em nenhum momento os dirigentes ventilaram a possibilidade de levar qualquer um dos confrontos para o interior do estado. "Os quatro clubes já chegaram aqui decididos sobre os locais em que queriam jogar", disse o comandante da FPF.

Rivalidades à parte, o clima durante a reunião foi amistoso. "Os dirigentes dos quatro clubes que tiveram uma postura bastante amigável. Foi tudo decidido no mais alto nível", afirmou Carneiro após o encontro.
Os ingressos para o setor de arquibancada custarão R$ 30 para o embate no Pacaembu. Nos outros três jogos, o valor será maior, R$ 40. Isso porque são os mandantes que definem os valores, e o Corinthians preferiu cobrar um preço mais baixo.

Ao contrário do que ocorreu no primeiro turno, quando os mandantes definiram a cota de ingressos para os visitantes e dirigentes polemizaram por conta das cotas reduzidas, nas semifinais, o que vai determinar a quantidade de bilhetes destinados à torcida rival é o espaço das arquibancadas.

Os são-paulinos ficarão no setor lilás do Pacaembu, com um total de 2 mil lugares. Já no Morumbi, os alvinegros terão 5 mil assentos, menos que os 10% da cota total da partida da fase de classificação, o que havia gerado críticas da diretoria do Corinthians.

Já no confronto entre Santos e Palmeiras, as duas torcidas visitantes terão direito a 2 mil ingressos, tanto na Vila Belmiro quanto no Parque Antarctica.

Palmeiras e São Paulo jogam por dois resultados iguais, pois fizeram as melhores campanhas da primeira fase. O alviverde terminou no 1º lugar, com 44 pontos ganhos, enquanto o time do Morumbi ficou logo atrás, com 40 pontos. O Corinthians chegou na 3ª colocação, com 39 pontos, e o Santos acabou em 4º, com 37 pontos.

O Santos garantiu a sua classificação de maneira dramática, apenas na última rodada. Com uma campanha muito parecida com a da Portuguesa, a equipe da Baixada Santista levou a melhor sobre o time da capital paulista pelo critério de desempate. Os santistas terminaram com um saldo de gols melhor do que o da Lusa [11 contra 10].

A arbitragem das semifinais do Paulista será definida em um sorteio nesta sexta-feira. De acordo com a FPF, o sorteio terá o nome de seis árbitros previamente selecionados pela Comissão de Arbitragem da entidade.