Numa cerimônia que
reuniu professores e alunos da Universidade Estadual de Alagoas, foi
assinado na manhã da última quinta-feira (27) um acordo de cessão de
terreno entre Uneal e Instituto do Meio Ambiente (IMA) para a
construção de um laboratório de análises ambientais no campus de
Arapiraca.
O
novo equipamento permitirá que empresas e órgãos da esfera pública
realizem análises de qualidade da água de açudes e rios do Semiárido
alagoano, além de incrementar a grade curricular dos alunos, já que o
laboratório será usado dentro do planejamento de aulas práticas dos
cursos de Biologia e Gestão Ambiental.
Para
o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge, a
construção de um laboratório dentro da Universidade Estadual de Alagoas
tem uma importância enorme, já que além de cumprir com o compromisso
traçar ações para a melhoria de vida das populações, a extensão de um
setor do IMA numa região estratégica como Arapiraca corrobora a
necessidade de ampliação das ações do IMA para além da situação
geográfica da capital. “É um momento de muita satisfação porque este
laboratório nos permitirá acompanhar o nível de qualidade da água
consumida pelas populações da região. Além disso, estrategicamente é
muito interessante, do ponto de vista que começamos a expandir nossas
instalações, que sempre foi nossa intenção”, revelou Adriano Augusto.
O
reitor Dárcio Rocha Brito frisou que a cessão do terreno para
construção do laboratório do IMA dentro da Uneal reforça a parceria já
instituída entre IMA e Uneal. “Isso abre um alerta de que precisamos
discutir com mais afinco as questões ambientais. O IMA cumpre sua
missão como órgão fiscalizador e educador, mas cabe a cada um de nós
nos unir a este trabalho”, ressaltou o reitor.