SMS intensifica campanha de prevenção do câncer de útero

24/03/2009 00:55 - Saúde
Por redação
SMS intensifica campanha de prevenção do câncer de útero
 
 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, realiza até o dia 27, na Unidade de Saúde Doutor Jorge David Nasser, no bairro de Ipioca, ações de intensificação da Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino e de câncer de mama.

A ação teve início na segunda-feira (16) com o objetivo de orientar as mulheres a procurarem uma Unidade de Saúde mais próxima a sua residência para fazerem o preventivo de câncer de colo uterino. Vale destacar que a ação é rotineira em 43 Unidades de Saúde do município.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, ressaltou a importância das mulheres procurarem o serviço. “A prevenção continua sendo de suma importância para evitarmos as doenças. Nossa equipe vem realizando as ações para orientar e informar sobre as doenças que quando detectadas no início podem ter cura”, alertou Lins.

O câncer de colo de útero pode ser evitado quando diagnosticado através dos exames Papanicolau e da Colposcopia - exames disponibilizados nas Unidades de Saúde do Município.

A coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, Lusitânia Barros, afirmou que se faz necessária a realização do exame antes dos 25 anos, entendendo-se também às mulheres com mais de 59. “O exame é importante visto que, atualmente, o início da atividade sexual é mais precoce e consequentemente a exposição às DSTs, dentre elas o HPV”, lembrou Lusitânia, aproveitando a oportunidade para também salientar a importância da realização da mamografia a partir dos 40 anos.

O Programa desenvolvido pela SMS consiste no desenvolvimento e na prática de estratégias que reduzam a mortalidade e as repercussões físicas, psíquicas e sociais do câncer de colo do útero e de mama, oferecendo serviços de prevenção e detecção precoce em estágios iniciais da doença, assim como o tratamento e reabilitação.

No Brasil, a estimativa de incidência aponta o câncer de colo do útero como o terceiro mais comum entre as mulheres, sendo superado apenas pelo câncer de pele (não melanoma) e pelo câncer de mama. Estima-se também que seja a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Dentre todos os tipos, o câncer de colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..