Esporte

Tite convoca seleção para Eliminatórias da Copa do Mundo, em novembro

  • Agência Brasil
  • 23/10/2020 15:55
  • Esporte
Foto: Lucas Figueiredo
Tite

O técnico da seleção brasileira Tite divulgou nesta sexta-feira (23) a lista de convocados para os dois próximos jogos pelas Eliminatórias para Copa do Mundo do Catar 2022. O Brasil enfrenta a  Venezuela, no Morumbi, e o  Uruguai, no estádio Centenário, na capital Montevidéu, nos dias 14 e 17 de novembro, respectivamente. Entre os relacionados, os destaques foram os retornos de Vinicius Junior (Real Madrid), Arthur (Juventus) e Éder Militão (Real Madrid), que ficaram de fora dos primeiros confrontos, com a Bolívia e Peru.

Além do trio, o atacante Gabriel Jesus (Manchester City) que estava lesionado voltou a ser chamado. O jogador do Manchester chegou a constar na última convocação, entretanto foi sacado da lista após sofrer lesão. Após o corte de Jesus, o treinador brasileiro optou por Matheus Cunha (Hertha Berlim).

Em relação aos jogadores que atuam nos Brasil, apenas quatro foram lembrados por Tite: o zagueiro Rodrigo Caio e o meio-campista Everton Ribeiro, ambos o Flamengo e o goleiro Weverton e o lateral-direito Gabriel Menino.

A seleção venceu a Bolívia e Peru nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias, e ocupa o primeiro lugar na tabela de classificação. 

Confira abaixo a lista completa de convocados:

Goleiros

Alisson - Liverpool (ING)
Ederson - Manchester City (ING)
Weverton - Palmeiras

Laterais

Alex Telles - Manchester United (ING)
Danilo - Juventus (ITA)
Gabriel Menino - Palmeiras
Renan Lodi - Atlético de Madrid (ESP)

Zagueiros

Éder Militão - Real Madrid (ESP)
Marquinhos - Paris Saint-Germain (FRA)
Rodrigo Caio - Flamengo
Thiago Silva - Chelsea (ING)

Meio-campistas

Arthur - Juventus (ITA)
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
Everton Ribeiro - Flamengo
Fabinho - Liverpool (ING)
Philippe Coutinho - Barcelona (ESP)

Atacantes

Everton - Benfica (POR)
Gabriel Jesus - Manchester City (ING)
Neymar - Paris Saint-Germain (FRA)
Richarlison - Everton (ING)
Roberto Firmino - Liverpool (ING)
Vinicius Jr - Real Madrid (ESP)

 

Fonte: Twitter / CBF

Comemoração do Cinquentenário do Rei Pelé começa nesta quarta-feira (21)

  • Assessoria
  • 20/10/2020 16:13
  • Esporte

A maior praça esportiva de Alagoas completa 50 anos e a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj/AL) organizou uma programação para celebrar a data festiva. De quarta até domingo, serão realizados eventos comemorativos, com direito a lançamento de selo, documentário, reabertura de espaços e jogo amistoso.

A programação vinha sendo construída desde o início do ano, mas precisou ser alterada em razão da pandemia da Covid-19. Nesta quarta-feira (21), haverá o primeiro evento, que será o lançamento do selo dos Correios, em alusão ao Cinquentenário.

A peça será lançada no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, a partir das 9h30, com a presença de autoridades e convidados, mas respeitando o número seguro e o distanciamento social

Na quinta-feira (22), a programação será noturna. Seguindo as recomendações de saúde para não aglomerar e surfando na onda do Drive In, o Estádio será palco de uma espécie de cinema, com a presença de vários convidados que assistirão, de camarote, o lançamento do Documentário Rei Pelé 50 Anos, que contou com a participação de grandes personalidades da história do “Trapichão”.

Para fechar a programação, no domingo, a partir das 13h30, haverá a inauguração do Totem Rei Pelé, na área de estacionamento do Estádio, seguido pela reabertura do Memorial Rainha Marta e do Hall da Fama, com direito a homenagens.

O último ato do dia 25, no aniversário de 50 anos, será o jogo amistoso comemorativo entre o time do CSA, vice- campeão da Conmebol em 1999, e o CRB da década de 90.

“Seguindo todos os protocolos de segurança, nós criamos essa programação, que vai celebrar o Cinquentenário da maior praça esportiva de Alagoas. Estamos com atividades de vários tipos, gostos e gerações, para celebrar essa data tão importante”, explicou o Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert.

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS

*Lançamento – Selo do Cinquentenário*

Data: 21/10

Horário: 09h30

Local: Auditório Aqualtune/Palácio República dos Palmares

*Lançamento – Documentário/Rei Pelé 50 Anos*. - Drive in  

Data: 22/10

Loca: Estádio Rei Pelé  

Horário: 18h

*Aniversário do Estádio Rei Pelé*

Data: 25/10

Horários: 

13:30h  Inauguração do Totem Rei Pelé

14h00 Reabertura do Memorial Rainha Marta

14h30 Reabertura do Hall da Fama

15h30 Jogo Festivo: CSA Conmebol 99 x CRB Década de 90

Neymar fica "só" na assistência e adia gol para igualar Ronaldo na seleção

  • Uol
  • 10/10/2020 10:19
  • Esporte
Foto: Miguel Schincariol

A vontade de balançar as redes era visível. Mas Neymar ficou no quase. Na noite de ontem (9), na estreia da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, o camisa 10 de Tite martelou, martelou, só que não conseguiu marcar o seu 62º gol oficial com a amarelinha.

Um tento na goleada por 5 a 0 diante da Bolívia faria com que o astro do Paris Saint-Germain igualasse Ronaldo Fenômeno como segundo maior artilheiro em jogos oficiais.

Ainda que não tenha balançado as redes, Neymar desfilou em campo. Aberto na esquerda e caindo pelo meio, criou jogadas, deu rolinho, chapéu e dois passes para gol diante da fragilizada Bolívia — a seleção vive forte crise institucional na federação e contou apenas com jogadores do campeonato local em campo. 

Após superar a dúvida se teria ou não condição de jogo devido a uma dor na região lombar, o camisa 10 mostrou a razão de ser imprescindível na seleção. Tanto é que foi elogiado por Tite.

"Isso é equipe, espírito de equipe, solidariedade, futebol de conjunto, todos têm a responsabilidade de tomar a bola e criar. Às vezes, o goleiro tem qualidade nas defesas, às vezes faz assistências. Futebol é um esporte coletivo, importante é que Neymar fez grande jogo. Gostaria do gol? Sim, mas assistência contribui", destacou o treinador brasileiro.

Como passou em branco, a expectativa segue para ver quando Neymar empatará com o Fenômeno na artilharia e se irá ultrapassar Pelé, recordista com 77 gols em partidas oficiais pela seleção brasileira masculina.

O próximo desafio da seleção brasileira será na terça-feira, às 21h, fora de casa, contra o Peru. Já a Bolívia atua como mandante no mesmo dia, às 17h, contra a Argentina. Depois disso, o Brasil volta a se reunir somente em novembro.

Covid: Hamilton e Bottas estão isolados após positivo na Mercedes

  • Agência Brasil
  • 09/10/2020 17:51
  • Esporte

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas precisam viver “como eremitas” para reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus (covid-19) nos postulantes ao título da Fórmula 1, disse o chefe da Mercedes, Toto Wolff, nesta sexta-feira (9), depois que a equipe divulgou um segundo teste com resultado positivo.

Um porta-voz da Mercedes disse que toda a equipe foi testada novamente após o primeiro teste positivo, na quinta-feira, antes do Grande Prêmio de Eifel, no circuito de Nuerburgring (Alemanha). Um deles também deu positivo e outro inconclusivo, acrescentou.

Quatro outros membros da equipe, todos com teste negativo, foram então isolados, segundo protocolos adotados pela categoria automobilística, enquanto seis substitutos foram trazidos da Inglaterra.

“Cada perda de um integrante importante afeta a corrida, mas acho que estamos sob controle”, disse Wolff aos repórteres.

O austríaco afirmou que todas as precauções estão sendo tomadas para proteger tanto o hexacampeão mundial Lewis Hamilton como Bottas, que está 44 pontos atrás do britânico após 10 corridas na temporada.

“Os pilotos são os mais restritos de todo o grupo, de toda a equipe”, disse Wolff.

“Certamente não é uma boa situação para eles, porque você quase precisa viver como um eremita, e é isso que estão fazendo. Eles estão em casa, não estão saindo para jantar, não estão encontrando outras pessoas”, declarou.

“Com a equipe, eles não ficam com os engenheiros na sala. Eles estão em seus próprios quartos e estamos evitando ao máximo qualquer contato pessoal com eles. É literalmente entrar no carro, dirigir e manter distância”, acrescentou.

Sergio Perez, da Racing Point, perdeu duas corridas em agosto depois de contrair o vírus. O mexicano ainda é o único piloto que deu positivo na categoria automobilística.

Seleção inicia caminhada para Copa do Mundo de 2022

  • Agência Brasil
  • 09/10/2020 14:16
  • Esporte
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Começa nesta sexta-feira (9) a caminhada da seleção brasileira em busca do hexa. A equipe do técnico Tite entra em campo às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo, para enfrentar a Bolívia pela primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar (2022).

Diferente do Mundial da Rússia (2018), quando assumiu o comando no meio das Eliminatórias, o treinador brasileiro terá um ciclo completo para conseguir levantar o caneco. Apesar de muitas novidades em relação ao grupo que foi eliminado nas quartas de final, contra Bélgica, há dois anos, a seleção tem nove remanescentes do último mundial: Ederson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro, Fabinho, Firmino, Philippe Coutinho e Neymar. Em uma possível convocação ideal de Tite, Alisson e Gabriel Jesus também seriam chamados, mas estão lesionados.

O primeiro desafio pode ser sem a maior estrela. Com dores na lombar, Neymar não treinou com os companheiros e ficou no hotel fazendo fisioterapia. Se não estiver em condições de entrar em campo, Everton Ribeiro será o substituto. Esta é a única dúvida do técnico sobre a equipe que começa o jogo. Em entrevista coletiva na última quinta-feira (8), Tite confirmou que Weverton será o goleiro, Douglas Luiz entra no meio de campo e Casemiro fica com a braçadeira de capitão, pelo menos na primeira partida.

A Bolívia foi a penúltima colocada nas Eliminatórias da Copa de 2018, conquistando apenas quatro vitórias em 18 partidas. Para o duelo contra o Brasil, o técnico César Farías preferiu poupar cinco atletas que não atuam no país, entre eles Marcelo Moreno, atacante do Cruzeiro. O objetivo é deixá-los treinando em La Paz, na altitude de 3.600 metros, onde a Bolívia enfrenta a Argentina na segunda rodada.

O adversário do Brasil deve começara a partida da seguinte forma: Carlos Lampe; Jesús Sagredo, Carrasco, Gabriel Valverde e José Sagredo; Carlos Áñez, Raúl Castro, Diego Wayar, Sánchez e Jhasmani Campos; Saucedo.

Rival do Flamengo na Libertadores confirma quatro casos de coronavírus

  • Agência Brasil
  • 28/09/2020 16:37
  • Esporte
Foto: Alexandre Vidal

O Independiente del Valle (Equador) anunciou nesta segunda (28) que quatro jogadores de seu elenco principal testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19). O time é o próximo adversário do Flamengo pelo grupo A da Taça Libertadores. O confronto está previsto para acontecer na próxima quarta (30), no estádio do Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Os resultados foram obtidos após exames PCR feitos no final de semana antes da viagem ao Brasil. Os jogadores infectados permaneceram no Equador em quarentena. Segundo a nota divulgada pelo Del Valle, os testes ocorreram no último sábado, após o jogo contra o Barcelona de Guayaquil pelo campeonato local.

Curiosamente, Del Valle e Barcelona estão no mesmo grupo do Flamengo na competição continental. O elenco do Flamengo sofreu um surto da covid-19 após ser goleado pelo Independiente Del Valle, no último dia 17, por 5 a 0 em Quito.

Sete jogadores testaram positivo, antes do jogo contra o Barcelona, em Guayaquil, que ocorreu no dia 22. Após o segundo jogo do Rubro-negro no Equador, que terminou com vitória de 2 a 1 dos brasileiros, os casos aumentaram para 16. Tanto o Del Valle quanto o Barcelona não apresentaram nenhuma infecção logo após as partidas contra o time brasileiro.

Veja a classificação atualizada da Taça Libertadores.

Trabalhar de casa: tecnologia promove o crescimento do home office no Brasil

  • Assessoria
  • 25/09/2020 10:40
  • Esporte

Um emprego estável, sempre com a mesma jornada e no mesmo lugar já não é o que a maior parte dos brasileiros quer para si. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 81% da população gostaria de trabalhar de casa. O estudo mostrou, ainda, que 71% das pessoas gostaria de ter mais flexibilidade em sua jornada.

 

A própria pesquisa mostra que, em geral, quem trabalha desta maneira vive melhor. Entre os que aderiram ao home office, 45% afirmam que passam menos tempo no trânsito, 52% convivem mais com a família e 49% estão menos estressados. Porém, isso não é tudo: 54% creem que passaram a ser profissionais mais produtivos.

 

A tendência veio para ficar, e até mesmo os órgãos públicos, considerados os mais conservadores, já começam a aderir a esta modalidade de trabalho: em janeiro deste ano, por exemplo, o Ministério da Indústria emitiu uma norma que regulamentou o home office em seu quadro funcional. Antes disso, órgãos do Executivo e do Judiciário já haviam adotado a medida.

 

A boa notícia para quem sonha em trabalhar de casa é que, graças à tecnologia, esta possibilidade é cada vez mais viável.

 

Emprego remoto permite manter a estabilidade e os benefícios

Apesar das polêmicas envolvendo a Reforma Trabalhista, sancionada em julho 2017 pelo presidente Michel Temer, alguns pontos foram reconhecidos como benéficos pela sociedade como um todo. Um deles foi a regulamentação do teletrabalho: agora, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os direitos e deveres tanto dos empregados quanto das empresas que optarem por este regime.

 

Isso significa que, desde então, é possível cumprir a jornada desde casa, mas sem abrir mão da estabilidade e dos direitos trabalhistas assegurados a todos que trabalham com carteira assinada. Quem já está empregado pode negociar a mudança do regime junto ao patrão.

 

Revenda de produtos exige baixo investimento inicial

Apesar disso, grande parte das pessoas que faz home office costuma empreender. A boa notícia é que isto não exige, necessariamente, um alto investimento inicial: é possível, por exemplo, abrir uma pequena revenda de roupas, acessórios ou cosméticos dentro da própria casa.

 

Além do custo relativamente baixo para começar a empreitada, a atividade destes revendedores permite que eles abram um CNPJ sob a forma de Microempreendedor Individual (MEI). Deste modo, eles saem da informalidade, têm direito a linhas de crédito específicas para empresários e contribuem para o INSS. Assim, em caso de doença (ou, no caso das mulheres, nascimento de um filho), eles recebem um benefício no valor de um salário mínimo.

 

Consultoria e aulas particulares têm boa rentabilidade

A revenda de produtos não é a única opção para quem não quer se deslocar para trabalhar: também é possível prestar serviços desde casa. Professores podem dar aulas particulares e, profissionais com experiência sólida de mercado, consultorias. 

 

A vantagem é que, normalmente, ambos são opções de alta rentabilidade. Além disso, em muitas situações, essas atividades serem realizadas a distância. Felizmente, a tecnologia abriu uma terceira via para a atuação destes profissionais: o trabalho via Skype e outros programas de teleconferência. Neste caso, basta um computador com câmera e microfone, com uma boa conexão à internet, para prestar o serviço.

 

Mas mesmo para quem precisa de um local  para receber clientes ou alunos, esse tipo de ocupação ainda é vantajosa. Afinal, transformar a casa em escritório não significa que o ambiente possa ser pouco profissional. Também há a possibilidade de ir até os clientes.

 

Venda de alimentos tem clientela garantida

O setor de alimentação é uma opção bastante comum entre as pessoas que optam por trabalhar de casa. Afinal, é possível adquirir alguns utensílios e preparar os pratos na cozinha do próprio lar, embalando-os e revendendo-os, sem abrir um restaurante. O próprio empreendedor pode levá-los aos clientes, ou, então, contratar um motoboy para fazer as entregas. Uma terceira opção é permitir que os pedidos sejam retirados em casa, diretamente com o proprietário do negócio.

 

Uma vantagem importante deste tipo de serviço é que, ao contrário de outros, a demanda constante é praticamente garantida. Afinal, por mais corrida que a rotina de alguém seja, uma pessoa sempre precisa comer. Na verdade, muito por causa da correria do dia a dia, cresce a quantidade de pessoas que opta por refeições pré-prontas.

 

Trading esportivo permite transformar o hobby em trabalho

Por fim, também há a opção de transformar um hobby em profissão. Os aficionados por esporte, por exemplo, têm a opção se tornarem traders esportivos. Estes profissionais atuam como corretores da bolsa de valores, mas, ao invés de comprarem e venderem ações, fazem aquisições e vendas de possibilidades (odds) de resultados em partidas esportivas.

 

O perfil ideal para esta atividade são pessoas analíticas e que, é claro, entendam de esporte. Isto porque é preciso fazer uma análise de todas as variáveis que podem influenciar em um resultado, como o histórico de embates entre as equipes, jogadores lesionados e, até mesmo, atletas com problemas na vida pessoal.


A atividade pode ser exercida por meio de sites de apostas esportivas, que permitem a compra e a venda de odds. A boa notícia é que, para começar a investir, os principais sites de apostas oferecem meios que facilitam esse início. Com os bônus de boas vindas, o apostador pode ganhar dinheiro para usar nas apostas e aumentar suas chances de ganhar. O código de bônus bet365, por exemplo, é uma garantia oferecida por um dos maiores sites de apostas do mundo, de que novos membros podem apostar com melhores condições e mais  possibilidades de se dar bem.

Pandemia adia Corrida de São Silvestre para julho do ano que vem

  • Agência Brasil
  • 22/09/2020 17:49
  • Esporte

A edição 2020 da Corrida Internacional de São Silvestre foi adiada para 11 de julho de 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Segundo nota do comitê organizador do evento, tradicionalmente disputado no último dia do ano nas ruas da cidade de São Paulo, a mudança tem o objetivo de garantir “maior segurança dos inscritos, colaboradores, fornecedores e público em geral”.

“A decisão pela transferência leva em consideração a instabilidade do cenário atual, onde os decretos de quarentena estão sendo postergados, não havendo ainda uma definição de retorno das corridas de rua deste porte até o mês de dezembro”, completa a nota. De acordo com a organização, a medida foi tomada em entendimento com a Secretaria Municipal da Casa Civil da capital paulista.

Ou seja, a São Silvestre terá duas edições em 2021, a 96ª, que será disputada no meio do ano, e a 97ª, confirmada para 31 de dezembro. A prova é disputada desde 1925 e marca o término da temporada esportiva no Brasil. Em 2019, o evento reuniu cerca de 35 mil pessoas (entre atletas amadores e profissionais), que encararam os 15 quilômetros da prova.

No ano passado, a vitória do pelotão de elite masculino foi do queniano Kibiwott Kandie, com uma ultrapassagem, nos últimos segundos, sobre o ugandense Jacob Kiplimo. No feminino, a queniana Brigid Kosgei confirmou o favoritismo e levou a melhor, sendo a primeira a cruzar a linha de chegada, na Avenida Paulista.

FAF aguarda posição da CBF para liberação de público nos estádios

  • Paulo Chancey Junior
  • 22/09/2020 16:45
  • Esporte
Foto: Aldo Correia
Estádio Rei Pelé

Mais um passo foi dado para o retorno do público nos estádios de futebol do Brasil. O Ministério da Saúde aprovou nesta terça-feira (22) o estudo técnico feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que agora irá discutir com as federações, entre elas a alagoana, para avaliar o retorno de acordo com a situação de cada Estado.

Os principais destaques do documento apresentado pela CBF, se referem à liberação para os clubes da Série A e que apenas a torcida mandante poderia frequentar a praça esportiva, com 30% da capacidade do estádio.

Dessa forma, não estariam contemplados os clubes das Séries B, casos de CSA e CRB, além das Séries C e D. Mesmo assim, com o estudo aprovado, a CBF iria discutir com o Ministério da Saúde o avanço para as demais competições.

O MinutoEsportes conversou com o presidente da FAF, Felipe Feijó, que ponderou sobre a decisão. “A gente já havia adiantado o que poderia acontecer. Vários outros setores já retornaram atividades com público e o futebol não poderia ser diferente. Apesar disso, vamos aguardar esse protocolo padrão que a CBF vai enviar e saber quais serão os próximos passos”, disse o dirigente que ainda reforçou.

“A nossa parte nós estamos fazendo aqui em Alagoas. Os clubes estão junto da Federação, estamos conversando com as autoridades e assim que a CBF se posicionar de forma oficial, a gente pode intensificar a tratativa”, concluiu.

Os jogos no Brasil seguem sem público desde o mês de março, quando “explodiu” a pandemia do coronavírus no país. As competições foram retomadas ainda sem público no mês de agosto.

Clássico dos Clássicos: a noite é de Fla-Flu cheio de desfalques

  • Agência Brasil
  • 09/09/2020 17:03
  • Esporte
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Vivendo momentos diferentes, Fluminense e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (09), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em partida válida pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor vem de uma derrota para o São Paulo por 3 a 1, de virada, e se distanciou do G4. Já o Rubro-Negro engatou uma sequência de três vitórias consecutivas, chegou à quinta posição e ganhou confiança.

Depois de vencer o Vasco na sétima rodada, a expectativa era de que o Fluminense crescesse. Entretanto, o empate com o Atlético-GO e a derrota para o São Paulo frearam a reação da equipe. Além de perder no Morumbi, no fim de semana, o Tricolor também ficou sem um de seus principais jogadores. O atacante Evanílson se transferiu para o futebol português. 

Acompanhe o Fla-Flu ao vivo, a partir das 21h, pela  Rádio Nacional, com narração de Felipe Rangel, comentários de Waldir Luiz e plantão de Luiz Ferreira.

Para o confronto desta quarta, o Flu ainda não vai poder contar com Fred, que está afastado após a esposa ter testado positivo para o novo coronavírus (covid-19). Por outro lado, Hudson retorna após cumprir suspensão automática. Pablo Dyego e Muriel se recuperam de lesão. Desta forma, o técnico Odair Hellmann deve escalar a equipe com Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Hudson, Dodi e Michel Araújo; Nenê, Marcos Paulo e Wellington Silva.

No Flamengo, a decisão de fazer rodízio de jogadores ainda enfrenta críticas de alguns torcedores, mas nas três vitórias consecutivas, o técnico Domènec Torrent mostrou que, aos poucos, o trabalho começa a dar resultado. O catalão terá que mudar novamente a equipe para o jogo desta quarta-feira. Pedro Rocha sofreu lesão muscular na coxa esquerda e está fora. Além dele, Bruno Henrique, João Lucas e Diego Alves se recuperam de lesão. A maior novidade deve ser o retorno de Gabigol ao time titular.

A provável equipe do Flamengo terá Gabriel Batista, Maurício Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Gabigol e Pedro.

Suposta nova terceira camisa do Corinthians vaza nas redes

  • R7
  • 05/09/2020 17:41
  • Esporte

Imagens do suposto novo terceiro uniforme do Corinthians começaram a vazar nas redes sociais. O clube não confirma oficialmente que essa será a nova camisa com previsão de lançamento na segunda quinzena deste mês, mas nos bastidores é dada como certa.

Como é possível observar nas fotos, o novo uniforme homenageia o Corinthians-Casuals, da Inglaterra, clube que inspirou o nome de batismo do Alvinegro. O co-irmão inglês usa as cores rosa, marrom e azul.

Nesta suposta nova terceira camisa corintiana, a cor predominante é o marrom, com uma cruz na região do peito em azul claro e outros detalhes na mesma cor tanto na gola, quanto nas mangas, além de uma listra na lateral.

Por fim, outro detalhe interessante da camisa é o escudo, que vem no estilo retrô. A homenagem a símbolo utilizado entre os anos de 1919 e 1939, o primeiro que estampou a bandeira do estado de São Paulo e inscrições como o nome (S. C. Corinthians Paulista) e o ano de fundação do clube (1910).

Messi anuncia permanência no Barcelona

  • Agência Brasil
  • 04/09/2020 17:15
  • Esporte

O craque argentino Lionel Messi encerrou as intensas especulações sobre seu futuro nesta sexta-feira (4), e anunciou que permanecerá no Barcelona por mais uma temporada, ao contrário de enfrentar o time que defendeu durante toda sua carreira nos tribunais.

Uma semana após dizer que desejava deixar o time espanhol, e em meio a uma disputa contratual, o meia-atacante de 33 anos, eleito seis vezes melhor jogador do mundo, deu aos torcedores do Barça a notícia que esperavam.

Mas o argentino fez isso atacando duramente a direção do clube.

“Não estava contente e queria sair. Não me foi permitido de forma alguma e vou ficar no clube para não entrar em uma disputa jurídica. A direção do clube, liderada pelo [presidente Josep Maria] Bartomeu, é um desastre”, disse Messi ao site Goal.com.

Ao permanecer na equipe catalã pelo quarto e último ano de seu atual contrato, ele se qualifica para um bônus de lealdade de 63 milhões de euros, e poderá deixar o clube em uma transferência sem o pagamento de multa rescisória ao final do vínculo.

“Continuarei no Barça e minha atitude não mudará, por mais que quisesse sair”, disse. "Queria sair porque pensei em viver meus últimos anos no futebol feliz. Ultimamente, não tenho encontrado felicidade no clube”, concluiu.

Nesta sexta, mais cedo, o pai e representante do jogador, Jorge Messi, havia afirmado, em uma carta dirigida à La Liga (entidade que organiza o Campeonato Espanhol) que a multa rescisória de 700 milhões de euros presente no contrato não é valida e que seu filho poderia partir de graça.

A liga respondeu dizendo que mantém a posição presente em um comunicado emitido no domingo em apoio ao Barcelona.

Apesar do impasse entre Messi, de um lado, e Barcelona e liga espanhola, de outro, o craque argentino encerrou a crise e finalizará o contrato com o time no qual conquistou mais de 30 troféus e marcou mais de 600 gols.

O Barcelona foi eliminado da Liga dos Campeões no mês passado após a goleada de 8 a 2 para o Bayern de Munique (Alemanha), e contratou Ronald Koeman para o lugar do técnico Quique Setién, que acabou demitido.

A notícia de que Messi continuará no Barça, ainda que contrariado, decepcionou os clubes que esperavam contratá-lo, entre eles o Manchester City (Inglaterra), treinado por Pep Guardiola, seu ex-técnico no Barcelona.

Selaj divulga resultado parcial do edital Bolsa Atleta Alagoas 2020

  • Assessoria Selaj
  • 03/09/2020 12:01
  • Esporte
Foto: Cortesia
Selaj divulga resultado parcial do edital Bolsa Atleta Alagoas 2020

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), divulgou o resultado parcial do edital do programa Bolsa Atleta Alagoas 2020, que seleciona 20 atletas para receber um salário-mínimo durante 12 meses.

A relação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (02), trazendo todos os 20 atletas contemplados, sendo 08 de modalidades individuais, 08 de modalidades coletivas e 04 de modalidades paralímpicas.

O resultado ainda apresenta os nomes dos atletas que ficaram no cadastro de reserva, tendo em vista a possibilidade de recurso nos próximos 10 dias, a contar da publicação, além de uma eventual desistência antes ou durante o programa.

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, destacou o programa, principalmente num momento de crise financeira em razão da pandemia do coronavírus.

“O Bolsa Atleta Alagoas por si só já tem sido um grande suporte para os atletas alagoanos. Mas neste período, especificamente, com a paralisação e cancelamento de competições, restrições para treinamentos, suspensão de patrocínios, o Governo de Alagoas, por meio da Selaj, reforça o seu compromisso com o esporte e os atletas locais”, afirmou.

“Vale lembrar que, enquanto patrocínios e programas federais estão sendo suspensos ou cancelados, nós estamos mantendo esse apoio financeiro aos atletas”, concluiu.

Passado o período de apresentação de recursos, que dura 10 dias, os atletas serão convocados para assinatura dos contratos e posteriormente, inicia-se o processo de recebimento do apoio financeiro de um salário-mínimo durante 12 meses.

Seleção vai fazer primeiro jogo sem público de sua história

  • Terra
  • 02/09/2020 16:33
  • Esporte
Foto: Gazeta Esportiva

Desde seu primeiro jogo, em julho de 1914, contra o time inglês Exeter City, até os dias atuais, a Seleção brasileira jamais se apresentou em um estádio sem público. Isso, porém, está perto de se concretizar. A partida marcada para 9 de outubro, contra a Bolívia, pelas eliminatórias do Mundial de 2022, será disputada na Arena Corinthians, a princípio sem a presença da torcida, em razão da pandemia da covid-19.

Isso pelo menos é o que está valendo até agora, de acordo com decisão vigente das autoridades de São Paulo, sem perspectiva de mudança a curto prazo.

No amistoso de 106 anos atrás, em que o Brasil derrotou a equipe da Terceira Divisão inglesa por 2 a 0, o público lotou o Estádio das Laranjeiras, no Rio. Muitos assistiram ao jogo de pé. A partir de então, o fato se repetiu centenas de vezes, tanto em território nacional quanto no exterior.

O auge dessa relação da torcida com a Seleção se deu na final do Mundial de 1950, no Maracanã, quando provavelmente mais de 200 mil pessoas assistiram à derrota da equipe para os uruguaios por 2 a 1. Não se tem o número exato de quem esteve presente naquela partida. O que se sabe é que houve total descontrole do acesso do público ao estádio, com muita gente entrando sem ingresso.

Oficialmente, porém, o jogo Brasil 1 x 0 Paraguai, em agosto de 1969, marcou o recorde de pagantes no futebol mundial: 183.341. Essa gente toda se espremeu nas arquibancadas do Maracanã para ver o gol de Pelé e a confirmação da vaga da Seleção na Copa de 1970, no México.

 

Neymar e Marquinhos estão entre os 23 da seleção da Liga dos Campeões

  • Agência Brasil
  • 28/08/2020 17:26
  • Esporte
Foto: Twitter / PSG

Os brasileiros Neymar e Maquinhos, do Paris Saint-Germain (PSG), e Thiago Alcântara, do Bayern de Munique, estão na lista de 23 jogadores da seleção da União das Associações de Futebol da Europa (Uefa,na sigla em inglês)  anunciada nesta sexta-feira (28) pela entidade, na Suiça. O Bayern de Munique, hexacampeão da Champions League, se destacou com maior número de jogadores - ao todo nove -, só Boateng e Coman, entre os titulares, não estão relacionados.  Além da dupla brasileira Neymar e Marquinhos do vice-campeão PSG,, o time francês é representado também por Mbappé.  O RB Leipzig também têm três jogadores na lista: Dayot Upamecano, Marcel Sabitzer e Angeliño.

A relação é formulada por um grupo de observadores técnicos da Uefa formado por Packie Bonner, Cosmin Contra (técnico da Romênia), Aitor Karanka (treinador do Birmingham), Roberto Martínez (técnico da Bélgica), Ginés Meléndez, Phil Neville, Willi Ruttensteiner e Gareth Southgate (treinador da Inglaterra).

Seleção da Champions em 2019/20

Goleiros: Manuel Neuer (Bayern), Jan Oblak (Atlético de Madrid) e Anthony Lopes (Lyon).

Defensores: Alphonso Davies (Bayern), Joshua Kimmich (Bayern), Virgil van Dijk (Liverpool), Dayot Upamecano (RB Leipzig), Angeliño (Man. City/RB Leipzig) e David Alaba (Bayern)

Meio-campistas: Thiago Alcântara (Bayern), Kevin De Bruyne (Man. City), Houssem Aouar (Lyon), Leon Goretzka (Bayern), Marcel Sabitzer (RB Leipzig), Marquinhos (PSG), Alejandro Gómez (Atalanta) e Thomas Müller (Bayern).

Atacantes: Serge Gnabry (Bayern), Robert Lewandowski (Bayern), Kylian Mbappé (PSG), Neymar (PSG), Lionel Messi (Barcelona) e Raheem Sterling (Man. City).

Covid-19: médico da CBF diz que protocolo do futebol pode ter mudanças

  • Agência Brasil
  • 27/08/2020 10:53
  • Esporte

O protocolo de saúde da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para realização dos campeonatos nacionais em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19) deverá sofrer novas alterações com o desenrolar das competições. Segundo o coordenador médico da entidade, Jorge Pagura, um balanço das três primeiras semanas de bola rolando será concluído após as partidas da última quarta-feira (26), que encerraram a quinta rodada da Série A.

“No protocolo, está colocado que ele pode ser modificado a qualquer momento. Então ele vai, sim, realmente sofrer modificações. A gente diz que ele é uma peça viva, é uma foto do momento. Mas ele pode ser modificado, sim, sempre para que melhoremos nosso controle, seja com evidências científicas muito bem pautadas ou até por alguma observação. Estamos avaliando diariamente tudo o que está acontecendo. E o que for necessário fazer para melhorar, nós vamos aprimorar esse protocolo quantas vezes forem necessárias”, afirma Pagura à Agência Brasil.

Os procedimentos já sofreram alterações em relação aos que antecediam os campeonatos. Após a primeira rodada das três divisões nacionais, o atraso na divulgação dos resultados dos exames do Goiás e os vários casos positivos em atletas relacionados para os jogos do fim de semana, levaram a CBF a estender os testes a todos os inscritos pelos clubes e definir novos prazos para envio dos diagnósticos: 24 horas para times mandantes, 12 horas antes da viagem no caso de visitantes. Além disso, por logística, as equipes passaram a poder optar por exames em laboratórios locais, ao invés do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, parceiro da confederação.

“Toda vez que é feito um protocolo, ele é pensado no maior número de pessoas que pode atender. À medida que as especificidades aparecem, esse protocolo pode ser adaptado”, avalia Raphael Einsfeld, médico do Esporte e coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, à Agência Brasil.

Ele cita o caso em que quatro jogadores do Atlético-GO, que testaram positivo para o novo coronavírus, foram liberados para enfrentar o Flamengo no último dia 12. À Agência Brasil, o clube tinha informado que os atletas vinham sendo acompanhados, cumpriram a quarentena e não possuíam mais potencial de transmissão do vírus. A justificativa foi aceita pela CBF, baseada em uma normativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do governo norte-americano, acatada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O CDC puxa uma revisão sistemática [método de pesquisa que reúne as melhores evidências atuais ou disponíveis] de Oxford. Eles descobriram que, após o oitavo dia de infecção, no indivíduo que está assintomático, não há mais replicação viral, apesar de o PCR vir positivo. O PCR pode vir positivo por muito tempo, porque ele detecta o RNA [material genético] do vírus. Não necessariamente o vírus, mas parte dele”, explica Einsfeld.

Controle de casos

Há uma semana, na Câmara dos Deputados, Pagura apresentou dados sobre os testes realizados até aquele momento. Segundo ele, antes de os torneios nacionais começarem, foram aplicados 1,3 mil exames, com 74 resultados positivos (5,69%). Já nos dias que antecederam a terceira rodada, os quase 1,5 mil testes registraram 16 contaminações para o vírus (cerca de 1%). Clubes como o CSA, na Série B, e o Imperatriz, na Série C, tiveram partidas adiadas devido a casos acumulados no elenco. Os alagoanos chegaram a ter 20 atletas afastados com covid-19. Os maranhenses, 14.

“O número [de infectados] não surpreendeu porque a prevalência espelha, mais ou menos, o que acontece no país. O que nos surpreendeu é que mais de 50% desses casos positivos vieram de cinco clubes”, diz o médico da CBF.

“Os clubes vão se adaptando, os jogadores entendendo melhor esse momento, que afeta a todos. Hoje, os atletas são testados quase duas vezes por semana. A logística atual de realização dos testes, que é descentralizada, facilita muito o controle e evita que partidas sejam canceladas e uma série de transtornos, que podem acontecer. Porém, achamos que, com a revisão dos protocolos, isso será ajustado com o tempo”, sustenta o consultor científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Carlos Starling, à Agência Brasil.

Os próximos torneios a serem abarcados pelo protocolo são as séries D masculina, que inicia em setembro, e a A2 feminina, que recomeça em outubro. As competições seguirão as diretrizes atuais, mas, devido à realidade das divisões, que reúnem times de menor estrutura e condições financeiras, algumas adaptações podem ser feitas. “Eventualmente, a pesquisa de antígeno viral ou os exames do tipo Lamp [coleta pela saliva] podem ser opções. Estamos avaliando e ajustando o protocolo de acordo com a caraterística das equipes, sem diminuir em nada o grau de segurança”, diz Starling.

Modelo próprio

O protocolo da CBF não é exatamente unânime. No último dia 11, o Sindicato dos Atletas de São Paulo (Sapesp) enviou ofício à entidade pedindo mudanças, ameaçando entrar com ação e paralisar os campeonatos. À Agência Brasil, o presidente do sindicato, Rinaldo Martorelli, citou como exemplos que, a seu ver, poderiam ser adaptados à realidade brasileira, o Campeonato Alemão, com isolamento das delegações por até sete dias antes de cada partida, e a NBA, liga de basquete norte-americana, que reuniu atletas e comissões técnicas em uma bolha na Disney, para término da temporada.

Os médicos ouvidos pela Agência Brasil veem dificuldade de aplicação dos modelos por aqui. “Cada time [de futebol] tem, pelo menos, 42 pessoas escaladas [para um jogo]. Viagens, como faz? Não tem como não isolar o jogador, ele irá ao aeroporto, pegará voo, encontrará outras pessoas. No estádio, há muito mais pessoas envolvidas. Para um estádio funcionar, precisa de umas 100 pessoas. E a gente está falando de um campeonato que vai até março”, pondera Einsfeld, da São Camilo. “Não valeria a pena do ponto de vista financeiro e mental, e não traria qualquer diferença ou benefício, dado que a gente está fazendo a testagem de todo mundo com segurança antes do jogo”, completa.

Starling, da SBI, pensa de forma semelhante. “Temos que achar nosso próprio modelo de retorno, ou tentativa de retorno a uma normalidade. Acho, sim, que a experiência que tem sido desenvolvida aqui pode servir para inúmeros outros países e continentes, como o africano ou o asiático. O registro epidemiológico, as análises estatísticas e o segmento das análises genéticas virais vão gerar uma série de trabalhos científicos para um case nacional. É a expectativa que temos”, conclui.

Messi avisa ao Barcelona que quer sair, diz fonte do clube

  • Agência Brasil
  • 25/08/2020 16:25
  • Esporte
Foto: Reuters

Lionel Messi disse ao Barcelona que quer sair do clube imediatamente, confirmou uma fonte nesta terça-feira (25).

A fonte, ligada ao clube catalão, disse que Messi, informou seu desejo de sair ao enviar uma mensagem por burofax, um serviço usado na Espanha para despachar um documento, com confirmação de recebimento, que serve de prova para terceiros. O  que passou toda sua carreira no Barça, jogador

O argentino, de 33 anos, que fez toda a sua carreira somente no Barça, chegou ao clube em 2000 como juvenil e tem contrato com o clube até 2021. 

Bayern vence PSG e conquista Liga dos Campeões

  • Agência Brasil
  • 23/08/2020 17:56
  • Esporte
Foto: Reuters

O Bayern de Munique conquistou o título da Liga dos Campeões neste domingo (23), no estádio da Luz, em Lisboa (Portugal), após derrotar o PSG por 1 a 0. As expectativas neste jogo se concentravam no brasileiro Neymar e no polonês Lewandowski, principais candidatos a heróis do jogo. Porém, quem definiu o confronto a favor do time da Alemanha foi um jogador formado na equipe francesa, o atacante Coman.

Com a conquista deste domingo, em um grande jogo de bola, o Bayern alcança seu sexto título na principal competição de clubes do Velho Continente, após as conquistas nas temporadas 1973-1974, 1974-1975, 1975-1976, 2000-2001 e 2012-2013.

Primeiro tempo equilibrado

O Bayern começou a partida mantendo mais a posse de bola, pressionando a defesa do PSG. Mas a equipe francesa demonstrou que também queria a vitória, e também adiantou suas linhas para dificultar o jogo do time alemão.

Em um confronto que se mostrava tão parelho desde os primeiros minutos, as expectativas se concentravam nos jogadores que podiam desequilibrar, Lewandowski e Neymar.

E a primeira boa chance de Neymar surge aos 17 minutos, quando o brasileiro recebe do francês Mbappé e bate cruzado para defesa parcial de Neuer. A bola acaba sobrando com o camisa 10 do PSG, que tenta passe para o meio da área, mas o goleiro alemão volta a defender com os pés. Grande lance.

E o Bayern responde quatro minutos depois. O polonês Lewandowski recebe lançamento na área, domina com categoria, gira e finaliza para acertar a trave do gol defendido por Navas.

Aos 23 Neymar volta a criar nova chance, quando puxa contra-ataque e toca para Di Maria, que tabela com Herrera para depois finalizar por cima do gol do time alemão.

Com o passar do tempo o Bayern conseguiu se livrar da marcação sob pressão do PSG, e passou a dominar as ações e a criar boas chances de abrir o marcador. Uma delas vem aos 31, quando Lewandowski cabeceia com perigo de dentro da área, e obriga Navas a fazer difícil defesa.

O time francês passa a ter dificuldades de criar boas oportunidades, e passa a apelar para lançamentos longos, o que dificulta o trabalho de Neymar, Di Maria e Mbappé.

Mas o PSG consegue chegar com perigo aos 45 minutos, quando Alaba vacila na saída de bola, e Mbappé rouba a bola e tabela com Ander Herrera antes de finalizar, fraco, para defesa de Neuer.

Um minuto depois o Bayern pede pênalti, quando Coman cai na área em lance em que disputa a bola com Kehrer. Porém, o juiz fala que não é nada.

Final de um primeiro tempo muito movimentado e equilibrado, mas sem gols, com o Bayern tendo 62% de posse de bola e alcançando cinco finalizações, enquanto o time francês ficou apenas 32% do tempo com a bola, chutando a gol em seis oportunidades.

Lei do ex

A etapa final começa com o Bayern valorizando a posse de bola, enquanto o PSG fica mais na defesa aguardando uma oportunidade de partir em velocidade para o ataque.

E foi justamente após um contra-ataque do PSG que nasce o gol do Bayern de Munique. Aproveitando o espaço dado pela equipe francesa, o time da Alemanha puxa rápido contra-ataque, que termina em cruzamento de Kimmich para Coman, que cabeceia colocado para vencer Navas aos 14 minutos.

A ironia deste gol é que o atacante francês Kingsley Coman foi formado justamente pelo PSG, sua primeira equipe profissional. É a lei do ex entrando em ação.

Três minutos depois o Bayern quase chega ao segundo, em jogada muito parecida, que culminou em nova cabeçada de Coman, mas desta vez o brasileiro Thiago Silva consegue afastar a bola.

Com desvantagem no marcador o time francês tem que se arriscar no ataque. E as chances começam a aparecer, primeiro com o brasileiro Marquinhos aos 24 minutos, que chuta para defesa de Neuer, e depois com Neymar, aos 28, com chute de fora da área que vai por cima do gol da equipe alemã.

Mas, com a vantagem no placar, o Bayern é eficiente e consegue controlar as ações até o apito final.

Veja a tabela atualizada da Liga dos Campeões.

Brasileiro: Flamengo arranca empate com Botafogo no último minuto

  • Agência Brasil
  • 23/08/2020 15:29
  • Esporte

O primeiro clássico carioca no Campeonato Brasileiro terminou sem vencedor. O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Botafogo neste domingo (23), em jogo disputado no estádio do Maracanã válido pela quinta rodada. Não foi desta vez que os rubro-negros conquistaram a primeira vitória no estádio atuando pelo Brasileirão. Até o momento foram três jogos, sendo dois empates e uma derrota. Já os alvinegros mantiveram a invencibilidade na competição, com três empates e uma vitória.

A equipe do técnico Doménec Torrent dominou no primeiro tempo. Aos 11 minutos assustou com um chute de Matheuzinho de fora da área, que obrigou o goleiro Gatito Fernandez a se esforçar para defender. Na sequência o atacante Bruno Henrique, de cabeça, quase abriu o placar aos 23, forçando mais uma complicada intervenção de Gatito. Os alvinegros conseguiram responder com perigo em dois contra-ataques. Aos 25, Luis Henrique perdeu na pequena área, em lance no qual o goleiro Diego Alves já estava vencido. Cinco minutos depois, o japonês Honda bateu da intermediária. A bola passou à esquerda da baliza adversária. Logo depois o Flamengo voltou ao ataque. Gabigol chutou forte, aos 34, para defesa de Gatito.

Na segunda etapa prevaleceu o equilíbrio. Somente aos 24 minutos surgiu um lance relevante de ataque. Bruno Nazário chutou da entrada da grande área, e, após desvio do rubro-negro Léo Pereira, a bola saiu à esquerda de Diego Alves. O Flamengo teve um gol de Gabigol anulado aos 29. O árbitro Leandro Pedro Vuaden (RS) foi comunicado, pelo árbitro de vídeo Jean Pierre Gonçalves Lima, de um toque no braço dentro da grande área de Bruno Henrique no desenrolar da jogada.

A rede balançou apenas nos acréscimos do jogo. A equipe do treinador Paulo Autuori abriu o marcador com um belo gol de Pedro Raul, de voleio, aos 47. No último lance do clássico, aos 50, o árbitro foi à cabine do VAR (árbitro de vídeo) e constatou, no monitor, que a bola bateu no cotovelo do zagueiro alvinegro Marcelo Benevenuto dentro da área após finalização de Bruno Henrique. Com o pênalti assinalado, Gabigol fechou o placar. Flamengo 1, Botafogo 1.

O Botafogo volta a campo no próximo sábado (29). Os alvinegros receberão o Internacional, às 16h no estádio Nílton Santos. No mesmo horário, um dia depois, o Flamengo visita o Santos na Vila Belmiro.

Neymar foca em título, mas também quer ser o melhor do mundo

  • Terra
  • 23/08/2020 14:28
  • Esporte

"Será uma honra ganhar o prêmio de melhor do mundo". Esta foi a frase dita por Neymar ao jornal "Daily Star", da Inglaterra, após a classificação do Paris Saint-Germain à final da Liga dos Campeões. Aos 28 anos, o craque brasileiro nunca esteve tão próximo de ser eleito o melhor jogador do planeta como está neste ano de 2020. E caso o brasileiro conduza o PSG ao título da Champions, o nome de Neymar vira o grande favorito a receber o prêmio.

Apesar de já ter sido eleito o terceiro melhor do mundo em duas oportunidades (2015 e 2017), Neymar agora não terá a concorrência de Cristiano Ronaldo e Messi, que dominaram o prêmio nos últimos anos e foram os responsáveis por impedir que o atacante da Seleção Brasileira chegasse ao topo quando esteve entre os três melhores.

No entanto, a ausência do português e do argentino não quer dizer que a disputa seja fácil para o jogador revelado no Santos. Pelo contrário. Neymar tem pela frente o atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, adversário do Paris Saint-Germain na decisão da Liga dos Campeões. O polonês, de 32 anos, vive a melhor temporada de sua carreira e marcou incríveis 55 gols em 46 partidas na temporada. Se o Bayern confirmar o título, o prêmio, provavelmente, irá para o camisa 9.

Mas o assunto não é Lewandowski, e sim Neymar. Mais maduro, o jogador parece ter deixado de lado o 'Menino Ney' para assumir o 'Adulto Ney'. Com muitas polêmicas ao longo da carreira e cercado de críticas por parte de torcedores e imprensa, o brasileiro quis "esquecer o lado de fora", conforme disse em uma entrevista em dezembro, quando marcou contra Galatasaray, pela Liga dos Campeões, e comemorou com o gesto de silêncio.

- É uma comemoração entre eu e alguns amigos. É uma nova forma de comemorar, é uma forma de esquecer o lado de fora, é "falar menos e jogar mais". Isso que é o mais importante - disse Neymar ao "Esporte Interativo".

E realmente Neymar falou menos e jogou mais. Muito mais. Antes do início da temporada, o Barcelona tentou repatriar o atleta, que tornou público o seu desejo de retornar ao time espanhol. Sem acordo, porém, permaneceu no Parque dos Príncipes. E a volta do jogador ao time francês foi em clima hostil por parte dos torcedores. No dia 14 de setembro, na partida contra o Strasbourg, a primeira do jogador em 2019/20, a torcida do PSG levou uma faixa ao estádio do time com os dizeres "Neymar Pai, venda seu filho na Vila Mimosa". O local é uma zona de prostituição no Rio de Janeiro.

O brasileiro era vaiado pela própria torcida do Paris a cada vez que pegava na bola. Mas ele quis falar menos e jogar mais na temporada. Nos acréscimos da partida, Diallo cruzou da esquerda e o camisa 10, calando seus torcedores, marcou o gol da vitória de bicicleta. Na semana seguinte, contra o Lyon, fora de casa, novamente o PSG empatava em 0 a 0 e o craque marcou o gol da vitória no finalzinho.

- Já joguei em vários estádios sendo vaiado. É triste, mas sei que a partir de agora será como jogar todo jogo fora de casa. Deixo claro que não tenho nada contra os torcedores, nem nada contra a entidade Paris Saint-Germain, mas todo mundo sabe que eu queria sair, sim, e deixei claro isso. Mas não vou entrar em detalhes do que aconteceu nas negociações. As pessoas presentes aqui sabem o que aconteceu e isso é uma página virada. Hoje sou jogador do Paris Saint-Germain e prometo dar tudo em campo, cumprir o meu papel e ser feliz dentro de campo. Não preciso que gritem meu nome e nem que estejam ali por mim. E sim pelo PSG. Eles têm que esquecer o que aconteceu e apoiar o time, que acho que é melhor do que vaiar - disse Neymar após a estreia contra o Strasbourg.

Neymar fez apenas 26 jogos na atual temporada. Um número baixo, mas que é em função de algumas lesões no início e no meio da temporada, e também por conta da pandemia do novo coronavírus, que fez o Campeonato Francês ser encerrado ainda a dez rodadas do fim - o PSG ainda tinha 11 jogos a fazer. Ao todo, o craque marcou 19 gols e deu 12 assistências. Em números, Mbappé até foi superior, mas em atuações o brasileiro se destacou mais do que o camisa 7.

Na Liga dos Campeões, competição que Neymar teve a incumbência de conquistar quando foi contratado por 222 milhões de euros, o atacante, que virou um meia na temporada - o chamado 'playmaker' - tem três gols e quatro assistências. Dois desses passes foram na fase final, em Portugal. O primeiro, providencial. O PSG perdia para a Atalanta até os 43 minutos do segundo tempo e estava sendo eliminado, quando o camisa 10 serviu Marquinhos. O gol da virada, marcado por Choupo-Moting em passe de Mbappé, começou nos pés de Neymar, aos 47 minutos.

Agora chegou a hora do capítulo final desta temporada. Neymar tem a chance de erguer a Orelhuda, cumprir o objetivo para o qual foi destinado quando desembarcou em Paris, e voar rumo ao The Best (prêmio da Fifa ao melhor jogador do mundo). Será que o pai vai continuar online?

Brasileiro tem duelo de invictos neste domingo

  • Agência Brasil
  • 23/08/2020 10:02
  • Esporte

O Vasco entra em campo contra o Grêmio neste domingo (23), às 16h (horário de Brasília) em São Januário, tentando manter a humildade e os pés no chão. A ordem é do próprio treinador Ramon Menezes, procurando acalmar a empolgação da torcida após três vitórias em três jogos seguidos. O Gigante da Colina já superou Sport, São Paulo e Ceará (este na última rodada por 3 a 0 dentro da Arena Castelão, em Fortaleza). O Tricolor gaúcho também está invicto no torneio com três empates e uma vitória. Na última rodada, a equipe de Renato Portaluppi ficou no 1 a 1 com o Flamengo dentro do Maracanã.

Jogando dentro de casa, os cruzmaltinos querem seguir vencendo para continuar no alto da tabela. A esperança de gols está nos chutes de Fellipe Bastos (3) e no oportunismo de Germán Cano (3). A dupla garantiu seis dos sete gols marcados pelo time na competição. A defesa também é outro ponto forte do Vasco. O goleiro Fernando Miguel só sofreu um gol até agora. Recuperado de lesão, Pikachu deve voltar ao time.

No Grêmio, o grande desfalque é Diego Souza. Entretanto, o atacante Everton, regularizado, pode estrear pelo Imortal. Na noite deste domingo à noite também jogam Sport e São Paulo, na Ilha do Retiro, e Ceará e Bahia, na Arena Castelão.

Jorge Jesus estreia no Benfica, com nove brasileiros no elenco

  • Agência Brasil
  • 21/08/2020 14:16
  • Esporte
Foto: Twitter / Benfica

Após a passagem triunfante pelo Flamengo, o técnico Jorge Jesus enfrenta neste sábado (22) o primeiro desafio no comando do Benfica, de Portugal. O time fará um amistoso com o Estoril e Jesus poderá dar a primeira oportunidade para o trio brasileiro recém-contratado: Gilberto (ex-Fluminense), Pedrinho (ex-Coritnhians) e Everton Cebolinha (ex-Grêmio). O duelo será no no Centro de Treinamento (CT) do clube em Setúbal, região metropolitana de Lisboa. O Estoril  terminou na quarta posição da segunda divisão do Campeonato Português.

Será o primeiro teste dos seis amistosos dos encarnados nesta pré-temporada. O principal objetivo do Benfica é chegar em forma na partida eliminatória da fase de grupos da Champions League 2020/2021. O confronto está previsto para ocorrer nos dias 15 ou 16 de setembro. O adversário ainda será definido.

O Benfica ainda conta com mais seis brasileiros no elenco. O goleiro Helton Leite (ex- Botafogo), os zagueiros Francisco Morato (formado na categoria de base do São Paulo) e Jardel (ex-Avaí); o meio-campista Gabriel (ex-Resende); e os atacantes Carlos Vinícius (com passagem nas categorias de base de Palmeiras e Santos) e Dyego Sousa (ex-Moto Club, do Maranhão).

Elenco do ASA fará treino na tarde deste sábado, 15

  • Assessoria
  • 15/08/2020 10:17
  • Esporte
Foto: Assessoria
Equipe do ASA

O elenco do ASA fará o último treino, na tarde deste sábado (15), no Estádio Municipal, em Arapiraca, antes de enfrentar a equipe do Murici, neste domingo (16), às 16h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

O jogo deste domingo será o último de dois jogos da seletiva, para uma vaga na Copa do Brasil de 2021.

O time vencedor, com até decisão nos pênaltis, em caso de empate, conquistará à vaga na competição brasileira.

A equipe alvinegra, que treinou na tarde dessa sexta-feira (14), sob o comando do técnico Léo Goiano, repousará na manhã deste sábado (15) e ficará em concentração logo após o treino desta tarde até a viagem de domingo para Maceió, após o almoço.

 

CRB e Oeste fecham rodada desfalcada da Série B do Brasileirão

  • Agência Brasil
  • 12/08/2020 16:06
  • Esporte
Foto: @CRBoficial

CRB e Oeste se enfrentam às 17h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12), no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), pela Série B do Campeonato Brasileiro. A partida encerra uma segunda rodada desfalcada, já que o duelo entre Chapecoense e CSA, que também seria nesta quarta, foi adiado devido aos 18 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) no elenco do Azulão.

Atual campeão alagoano, o CRB foi superado pelo Juventude na estreia, em Caxias do Sul (RS), por 2 a 1, de virada. O prejuízo só não foi maior porque o goleiro Victor Souza defendeu um pênalti ainda no primeiro tempo. Na ocasião, o técnico Marcelo Cabo poupou alguns titulares que, dias antes, atuaram na conquista do Estadual, contra o CSA. Entre eles, o zagueiro Gum, ex-Fluminense. Os 24 atletas submetidos a testes para detecção de covid-19 foram liberados. Os desfalques, portanto, são o zagueiro Ewerton Páscoa e o lateral Igor, contundidos.

O Oeste, que largou na Série B empatando sem gols com a Chapecoense, perdeu o atacante Bruno Paraíba, que foi para o Confiança. O técnico Renan Freitas repetirá a dupla de ataque da estreia, com Kalil, que estava na Portuguesa Santista, e Bruno Lopes, que retornou ao time paulista em março, contratado junto ao próprio CRB. Na segunda divisão nacional, o Rubrão tenta a volta por cima, após o rebaixamento no Campeonato Paulista. O treinador não tem desfalques para o jogo na capital alagoana.

Cruzeiro 100%, mas zerado

A segunda rodada foi aberta na terça-feira (11), com oito partidas. Na mais movimentada delas, o Cruzeiro venceu o Guarani por 3 a 2, em Campinas (SP). Além da Raposa, só o Juventude venceu duas vezes até aqui na Série B. Devido à punição cruzeirense, o time de Caxias do Sul lidera a competição, com seis pontos - confira AQUI a classificação. Na noite de terça (11), os alviverdes derrotaram o Sampaio Correia por 1 a 0, em São Luís (MA). Mesmo placar das vitórias de Cuiabá sobre o América-MG, em Belo Horizonte, e do Paraná sobre o Avaí, em Curitiba. Já em Ribeirão Preto (SP), o Botafogo-SP fez 2 a 0 no Confiança.

Os outros três jogos terminaram empatados. Em Pelotas (RS), o Brasil ficou no 1 a 1 com a Ponte Preta. Já em Florianópolis e em Recife, o placar não saiu do zero para Figueirense e Vitória e Náutico e Operário, respectivamente.