Os produtores do filme "03.34", filme que recordará os chilenos do terremoto devastador de 27 de fevereiro deste ano, estão trabalhando a toque de caixa.

"Esperamos estrear o filme em 27 de fevereiro e para isso estamos trabalhando simultaneamente em duas unidades", revelou o diretor Juan Pablo Ternicier em declarações publicadas neste sábado pela edição online do jornal "La Tercera".

"03.34", que trata do momento exato em que ocorreu a tragédia, foi filmado nas áreas onde o terremoto causou mais estragos e mortes.

O tremor, de 8,8 graus na escala Richter e que produziu um maremoto, deixou 521 mortos na região centro-sul do Chile, 800 mil desabrigados e causou perdas de US$ 30 bilhões.

O filme mostra três histórias paralelas, que retratam situações ocorridas em diferentes localidades afetadas pelo desastre.

O produtor-executivo e gerente do projeto, Martín Rogers, disse ao "La Tercera" que o longa-metragem conta com um orçamento de US$ 1,4 milhão e que parte da bilheteria será doada às escolas afetadas pelo terremoto.

"Sempre pensamos neste filme como uma forma de ajudar", revelou Rogers.

Nesta semana, "03.34", que começou a ser rodado em outubro, entrou em sua última etapa de filmagens, que envolvem a maioria dos efeitos especiais.

"Este é um filme como nunca foi feito, tem um alto nível de produção e os efeitos estão ficando incríveis", assegurou Rogers.