MinC republica lista dos classificados de prêmio de Literatura de Cordel

  • Redação
  • 22/12/2010 19:20
  • Cultura

O Ministério da Cultura publicou hoje (22 de dezembro) no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 42 a 45) o resultado dos recursos da fase de habilitação do Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré e republicou a lista com os classificados no edital. Os projetos não classificados têm prazo de cinco dias úteis para interpor recurso. Ao todo, o MinC recebeu 688 inscrições. Deste total, 617 foram habilitadas, sendo que 449 receberam a pontuação mínima exigida e, portanto, estão classificadas.

A lista com os classificados foi republicada por causa de um erro no sistema, que havia gerada uma listagem anterior incompleta. “A premiação valoriza a cultura do cordel como patrimônio imaterial do país”, afirma o diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba.

Após a fase de análise dos recursos será divulgada a lista com os projetos selecionados, ou seja, aqueles que efetivamente vão ser premiados pelo Ministério da Cultura. Havendo disponibilidade financeira, o MinC poderá contemplar mais iniciativas por categoria.

Pela nova listagem, a Categoria Criação e Produção teve classificados 120 projetos de apoio à edição e reedição de folhetos de cordel – apenas 80 serão selecionados – e outros 89 para livros, CDs e DVDs – sendo que os 20 primeiros serão selecionados.

Na segunda categoria – Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros) – foram classificadas 12 propostas, sendo que apenas 10 serão premiadas, conforme o edital.

Para a terceira categoria – Formação– foram classificadas 20 iniciativas já existentes e outras 60 novas iniciativas. Esta categoria prevê o apoio a 50 projetos.

Em Difusão (eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas) foram classificadas 63iniciativas existentes e 85 novas. Serão premiados 30 projetos nesta categoria.

O resultado completo do edital encontra-se nos sites www.cultura.gov.br e http://mais.cultura.gov.br