O número de mortes em decorrência das enchentes, ocorridas em três regiões do país, aumentou de 40 para 44 em um dia. De acordo com o balanço divulgado hoje (15), pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), o número de pessoas desalojadas e desabrigadas também cresceu, no momento são 226 mil e 116 mil, respectivamente.

Segundo Agência Brasil, as informações disponibilizadas pelas defesas civis estaduais, do total de mortes ocorridas em oito estados, 15 foram no Ceará, nove no Maranhão, sete na Bahia e também em Alagoas, duas na Paraíba e também em Sergipe, uma em Pernambuco e outra em Santa Catarina.

O balanço mostra ainda que mais de um milhão e 300 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas em 391 municípios localizados em 13 estados, sendo eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Pará e Santa Catarina.

No Nordeste, o Maranhão, atualmente, é o estado que tem o maior número de municípios atingidos, 88. No Norte, é no estado do Amazonas onde se encontra o maior número de municípios atingidos, 46. Santa Catarina é o estado com o maior número de municípios atingidos no Sul, totalizando dez.