Os termômetros caíram para o menor nível registrado neste ano durante a madrugada deste sábado nos Estados da região Sul do país, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).


No Paraná, a temperatura mínima foi de -1,7ºC, em General Carneiro, a mais baixa dos três Estados. Em Curitiba, a temperatura mínima foi de 3ºC. Até então, o recorde de frio no Estado tinha sido registrado no início deste mês (7 de maio), de -1ºC.


Santa Catarina também registrou a menor temperatura deste ano, com -0,6ºC, em Major Vieira. Em Florianópolis, a mínima foi de 9ºC.


No Rio Grande do Sul, a cidade de Vacaria marcou -0,1ºC, também a mais baixa do ano no Estado --a mínima anterior era de 20 de abril, com 2,9ºC. Em Porto Alegre, esta madrugada teve a mínima de 7,7ºC.


A queda das temperaturas é consequência de uma massa de ar polar sobre a região, segundo o meteorologista do 8º Distrito do Inmet, Gil Russo. Apesar da perspectiva de permanência de baixas temperaturas, o frio não será tão intenso nos próximos dias como na madrugada de sexta-feira e de hoje.


"Para domingo, devemos ter ligeira elevação, mas vai fazer frio", disse.


Para o Rio Grande do Sul, a mínima deverá ser de zero graus (Porto Alegre deverá marcar 9ºC na mínima). No Paraná, os termômetros também deverão marcar zero graus na mínima, e 9ºC em Curitiba. Em Santa Catarina, a menor temperatura deverá ser de -1ºC, com 11ºC em Florianópolis.