Mais de 800 profissionais do turismo estiveram presentes na abertura do 29º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, nesta quarta (13), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Na ocasião, o secretário estadual de Turismo, Virginio Loureiro, entregou ao presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur-AL), Jailson Cabral, a minuta do decreto governamental que regulamenta a profissão de guia de turismo em Alagoas.

De acordo com o secretário, este é um grande passo para o setor, que visa à qualificação dos serviços, aliada a investimentos em infraestrutura de equipamentos turísticos. A lei é de autoria do deputado estadual Judson Cabral, que esteve presente na abertura do congresso.

“Sabemos que o guia é um profissional fundamental para a atividade turística, que merece o nosso respeito, pois é ele quem apresenta o destino diretamente ao turista e divulga sempre as belezas e atrativos do Estado”, destaca Loureiro.

Assim como Virginio, o deputado Judson lembrou a importância do debate de ideias para o setor, neste momento em que o turismo se configura como uma das atividades mais importantes da economia, com grande potencial de gerar riquezas e emprego.

Já o presidente do Sindicato dos Guias, Jailson Cabral, apresentou as belezas de Alagoas para os participantes do evento, que vem de todos os Estados brasileiros. Uma surpresa para os congressistas foi a presença do prefeito de Maceió, Cícero Almeida, que se apresentou com seu grupo de forró.

Ainda estiveram presentes na solenidade outras autoridades, como o representante do Ministério do Turismo, Bruno Reis, a presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Cristina Baumgarten, e a secretária de Turismo de Maceió, Claudia Pessoa.

A secretária Cláudia Pessoa ressaltou o momento em que o turismo está passando, de desafios e oportunidades, por isso também, a ocasião oportuna de se debater essa atividade com os profissionais que bem a representam.

Segundo a presidente da Fenagtur, Cristina Baumgarten, há no País cerca 18 mil profissionais atuando na atividade de guia de turismo. “Vamos debater o papel do guia de turismo na preservação do meio ambiente e da cultura, pois queremos um guia mais consciente, que realize um trabalho educativo junto aos turistas”, diz Cristina.

Com o tema “A Importância do Guia de Turismo na Preservação do Meio Ambiente”, o evento prossegue até domingo (dia 17), e reúne cerca de 800 profissionais do setor.