Uma parceria entre as cidades de Maceió e Gwangju – na Coreia do Sul – deverá proporcionar bons frutos nas áreas de esporte, turismo, educação, cultura, artes e gastronomia. Nesta quarta-feira (13), o prefeito Cícero Almeida recebeu, em seu gabinete, os secretários de Política Internacional, Al Hur, e de Finanças, Lee Kwu-Young, do município coreano, quando foi assinado o “Tratado de Cidades Amigas”.

Inicialmente, isso será revertido na construção de três módulos esportivos, que deverão ficar à disposição da população na orla marítima da Jatiúca, no Benedito Bentes e no Dique-Estrada. “Faremos uma vistoria para verificar, in loco, a disponibilidade destes locais. No entanto, acredito que o primeiro deles será construído na Jatiúca”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Eduardo Canuto.

A secretária municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio, Claudia Pessôa, também participou do encontro. Ela explicou que, numa segunda etapa da parceria, deverá ser assinado o “Tratado Cidades Irmãs”. “Na prática, isso significa um documento simpático de pretensão de parceria”, ressaltou a secretária.

Para que isso se concretize, contudo, será disponibilizada entre as duas cidades uma troca de conhecimento técnico. Nesse sentido, de acordo com Claudia Pessôa, será realizado um levantamento de base de dados e de formatação, além da divulgação e tradução do Código Diretor e do Código de Edificações.

A parceria entre as cidades de Maceió e Gwangju teve início com a visita do secretário adjunto municipal de Esporte e Lazer, Luciano Cabral, ao município coreano. “Esperamos que esse passo seja uma semente que possa crescer e formar parcerias de conhecimento mútuo”, ressaltou o prefeito Cícero Almeida.