O deputado Sérgio Toledo (PMN) foi à tribuna na tarde desta quarta-feira, durante a sessão da Assembléia Legislativa, para comentar sobre as fortes chuvas e os deslizamentos que estão acontecendo em vários pontos de Maceió e nos municípios alagoanos.
A morte de duas crianças na Barra de São Miguel devido a deslizamento de barreiras também foi sentida pelo parlamentar, que informou que o local onde houve a tragédia é destinado às obras de um grande empreendimento das empresas Gafisa e Cipesa, que segundo ele, agiram de forma preocupante, uma vez que não pensaram na questão do meio ambiente.
“Gostaria de saber como empresas de tão grande porte nacional vêm a Alagoas fazer uma obra dessa e deixam acontecer essa tragédia. É extremamente grave, pois as empresas chegam no nosso estado apenas para obtenção do lucro e não se preocupam com o meio ambiente e com as vidas humanas”, afirmou o deputado.
Toledo ainda disse que é preciso ter respeito às famílias que moram próximas ao empreendimento. “É preciso ter cuidado com os andamentos das obras para que casos como esse sejam evitados”, reclamou o parlamentar, pedindo ainda responsabilidade na aplicação dos recursos e investimentos e a presença do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas.
Já Jefferson Moraes (Dem) questionou o posicionamento do IMA no levantamento da possibilidade de realizar a obra. Segundo ele, é preciso fiscalizar obras de todo litoral, principalmente dos grandes projetos como Paripueira, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e Maceió, que não estão levando em conta a questão do impacto ambiental.
"Desespero das famílias não estão sendo levados em conta. Temos que cobrar do instituto e dos órgãos competentes como pode ter sido cedido esse projeto”, concluiu.
Resposta da Cipesa/Gafisa
Em contato com o Cadaminuto a assessoria de imprensa da Gafisa/Cipesa explicou que as declarações do deputado Sergio Toledo foram no mínimo irresponsáveis e que a empresa já contratou uma auditoria independente para averiguar a responsabilidade sobre o acidente.
A assessoria informou ainda que todas as obras da empresa são feitas dentro de um alto padrão de qualidade técnica e ambiental e que independente da responsabilidade já foi contratada uma equipe de assitentes sociais para atender os familiares das vítimas.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.